Terra Santa

Judeus celebram a Festa das Tendas

Nesta quinta-feira, 4, em Jerusalém encerra-se a festa mais popular e alegre para os judeus: a Festa das Cabanas ou Sucot.

No livro do Levítico (Lv 23,33-36. 39-43), Deus falou a Moisés que fosse celebrado em Israel durante sete dias a Festa das Tendas, onde nenhuma obra servil deve ser feita, principalmente no primeiro e no último dia. São dias festivos onde os hebreus segundo o preceito bíblico, devem se alegrar na presença de Deus; morando em tendas em recordação ao tempo em que após a libertação do Egito, viveram durante 40 anos como peregrinos do deserto.

No princípio, o objetivo desta festa era de agradecer a Deus pela colheita passada e para suplicar para o ano novo, a água necessária para os campos, a fecundidade e o bem estar.

Segundo Lv 23,42 todos os hebreus são obrigados a morar, por sete dias em cabanas, de preferência sobre os terraços descobertos da casas. Ali devem comer, estudar, passar a vida cotidiana; alguns inclusive ali dormem.

Em toda a cidade ao redor das casas e sobre elas, nas ruas e becos, nos prédios e nos mercados, pode-se ver uma simples tenda coberta com folhas de palmeira. 

A solenidade recebe nas Sinagogas uma liturgia especial. O "muro das lamentações" é visitado por Judeus devotos, os quais com preces, cânticos e danças festejam os benefícios recebidos e suplicam principalmente a chuva e o auxílio divino para o ano que se inicia.

Além do caráter religioso, a cidade promoveu um desfile onde representantes de 120 países, vieram para unirem-se a "mais importante das peregrinações", para expressar seu amor pelos hebreus.

A presença brasileira foi um grande destaque, cerca de 1200 pessoas vindas de diversas partes do país, vestidos de verde e amarelo entoaram a uma só voz, diante de aproximadamente 30 mil participantes, o grito: "O Brasil ama Israel!"

Neste último dia, a Torá é celebrada com muita solenidade, alguns dentre os homens são escolhidos como leitores e nesta ocasião são chamados "Esposos da Lei".

Os pequenos também marcam presença: para recordar a doçura da Palavra, as crianças durante toda a jornada comem doces e balas e os adultos dançam.

Para a tradição cristã, segundo o evangelho de João "no último dia da festa, o mais solene, Jesus, de pé, disse em alta voz: 'Se alguém tem sede, venha a mim e beba, aquele que crê em mim do seu interior jorrarão rios de água viva".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo