Vaticano

Jovens entenderam mensagem da JMJ 2011, diz porta-voz do Vaticano

O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, fez um balanço, nesta segunda-feira, 22, da viagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri. Segundo ele, o encontro foi positivo não só pelos números, mas principalmente pelo "espírito e clareza da mensagem" deixada aos participantes.

"Creio que todos os jovens entenderam o significado de procurar o fundamento de suas vidas de fé e do próprio testemunho cristão em Jesus Cristo”, destacou.

Padre Lombardi destacou a Adoração Eucarística na Vigília do sábado, como um dos momentos marcantes do evento. "Poucos minutos após a chuva, criou-se um clima de recolhimento total: a imensa assembleia ficou em silêncio diante do Santíssimo Sacramento. Aquilo demonstrou que os jovens entenderam que o centro de tudo era Jesus Cristo, era o ponto de referência para a oração e para suas vidas”.

Outro fato interessante, recordado pelo diretor da Sala de Imprensa, foi o encontro do Papa com a monja de clausura, de 104 anos, que entrou no convento cirstenciense exatamente no dia em que Bento XVI nasceu. A religiosa é lúcida e alegre, e deu de presente ao Santo Padre um livro com uma dedicatória escrita à mão com uma ótima caligrafia. Com ela, estava também uma religiosa do Sagrado Coração que trabalhou com o Papa muitos anos na Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma. As duas irmãs encontraram-se com o Pontífice na sexta-feira à tarde.

O sacerdote apontou os meios de comunicação como outro ponto positivo, por permitir que os jovens que não puderam ir a Madri, pudessem acompanhar a JMJ de suas casas.

“Felizmente, hoje pode-se participar destes eventos através dos meios de comunicação: TV, rádio, Internet, Twitter, Facebook e assim por diante. Uma enorme quantidade de mensagens circularam e podem continuar circulando para nutrir amizades, estreitar relações… O Papa, durante a viagem de ida, no avião, insistiu muito nisso, ou seja, nas amizades que se criam entre jovens de vários países nestas circunstâncias. Hoje é bem mais possível do que no passado. Vamos aproveitar disso!”.

Enfim, padre Lombardi disse esperar “que os jovens levem para suas casas o verdadeiro objetivo desta Jornada: a convicção de que a fé, fundamentada em Jesus Cristo, é capaz de dar sentido à vida”.

Confira
.: Todas as notícias sobre a JMJ 2011
.: Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011
.: Fotos da cobertura da JMJ 2011 no Flickr

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo