Preocupação internacional

Itália convoca reunião sobre Síria com membros do G7

Reunião será nesta terça-feira e contará inda com os chanceleres de Turquia, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Jordânia e Catar

Ansa

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, convocou uma reunião extraordinária com os membros do G7 para debater a crise síria após um telefonema com seus homólogos da Alemanha, Sigmar Gabriel, do Reino Unido, Boris Johnson, e da França, Jean-Marc Ayrault. O encontro será realizado nesta terça-feira, 11, no Palazzo Ducale da cidade de Lucca, na província da Toscana, e contará ainda com os chanceleres de Turquia, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Jordânia e Catar.

Os quatro ministros fizeram uma conferência por telefone neste domingo, 9, para debater a retomada do processo político na Síria após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de atacar uma base militar no país e fazer uma escalada nos combates. A Itália sediará a próxima reunião do G7 – que conta com os governos de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido – no dia 27 e 28 de maio, na cidade de Taormina.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, vai acusar a Rússia de ser “cúmplice” do ataque químico realizado na Síria no dia 4 de abril quando se reunir com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, na próxima quarta-feira, 12, informa a emissora Fox.

Já um dos aliados do presidente Assad, o Irã, voltou a fazer críticas contra os EUA. Para o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, o ataque contra uma base militar da Síria foi “um erro decisivo” de Donald Trump.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo