Crise

Igreja lidera esforços para diálogo político na Venezuela

Igreja promove encontro entre Nicolás Maduro e do secretário-geral da MUD (Mesa de Unidad Democratica), Jesús Torrealba

Da redação, com Agência Ecclesia

O Governo e a oposição na Venezuela encontraram-se este domingo, 30, para conversas mediadas pela Igreja Católica, com o empenho particular do Papa Francisco, que enviou como seu representante o arcebispo italiano Dom Claudio Celli.

A iniciativa contou com a presença do presidente Nicolás Maduro e do secretário-geral da MUD (Mesa de Unidad Democratica), Jesús Torrealba.

Segundo a oposição, atualmente em maioria no Parlamento, reunião foi convocada pelo Vaticano, tendo em vista criar um “espaço de diálogo que permita oferecer soluções para a grave crise” na Venezuela.

O Papa Francisco recebeu em audiência o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro no último 24 de outubro, e debateu com ele a “preocupante situação política” no país.

A crise política no país sul-americano agravou-se este mês, depois de o Conselho Nacional Eleitoral ter bloqueado a realização de um referendo que questionava sobre a continuidade de Maduro na presidência.

Além de Dom Claudio Celli, a Santa Sé tem como mediador no processo de diálogo na Venezuela o núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) na Argentina, Dom Emil Paul Tscherrig.

A Conferência Episcopal Venezuelana sublinhou o empenho do Papa, ao enviar “dois delegados que, atuando em seu nome, querem facilitar a comunicação e o diálogo construtivo”.

Os bispos católicos deixaram um “apelo urgente” aos membros do Governo e da MUD para que rejeitem o “confronto” e empreendam o “caminho do diálogo, em respeito pela Constituição”.

No encontro de domingo, que foi também acompanhado por mediadores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Maduro manifestou o seu “compromisso absoluto” com este processo de diálogo, agradecendo a mediação do Vaticano.

Dom Claudio Celli, por sua vez, deixou votos de que surjam “sinais autênticos” do diálogo que o país espera, revelando que o Papa Francisco está “profundamente preocupado” com a tensão na Venezuela.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo