Reunião no Vaticano

Grupo Santa Marta intensifica esforços contra tráfico de pessoas

Reunião nessa semana no Vaticano discute práticas de luta ao tráfico de pessoas e apresentará relatório ao Papa

Rádio Vaticano 

Chefes de polícia, bispos, religiosas e representantes da sociedade civil que compõem o Grupo Santa Marta se reúnem nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, no Vaticano, para compartilhar e incentivar as melhores práticas na luta contra o tráfico de seres humanos.

O Grupo Santa Marta apresentará um relatório ao Papa Francisco com o progresso que tem sido feito desde o acordo assinado há dois anos, em que cada um dos 24 chefes de polícia se empenhava em desenvolver parcerias com a Igreja e com a sociedade civil para levar à Justiça os responsáveis pelo crime do tráfico e para aliviar o sofrimento das vítimas. A audiência com o Pontífice está marcada para o dia 27 de outubro.

Leia também
.: Apresentado, em Roma, documento contra o tráfico de pessoas
.: Papa envia mensagem contra o tráfico de pessoas

O encontro deste ano irá incluir um pedido a todas as Conferências Episcopais para que nomeiem um bispo que acompanhe o problema do tráfico humano em seu país, seja junto às autoridades civis e políticas, seja junto à própria Igreja.

Entre os palestrantes, estão três sobreviventes do tráfico de seres humanos. Do Brasil, participa a irmã Rosita Milesi, Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH).

Lançado em 2014 pelo Papa Francisco e liderado pelo Cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, o Grupo surgiu de uma parceria única estabelecida em 2012 entre a Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales e da unidade de tráfico humano da Polícia Metropolitana de Londres.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo