Martírio dos cristãos

Fontana di Trevi ficará vermelha para recordar mártires de hoje

Iniciativa da AIS quer chamar a atenção para os mártires cristãos que ainda hoje são mortos por causa da fé

Da Redação, com Rádio Vaticano

Fontana di Trevi, famosa fonte no centro de Roma / Foto: Rádio Vaticano

Fontana di Trevi, famosa fonte no centro de Roma / Foto: Rádio Vaticano

No dia 29 de abril, às 20h, a célebre Fontana de Trevi, em Roma, construída em 1762, ficará vermelha para recordar o sangue dos mártires cristãos de hoje. A iniciativa inédita é da Fundação Pontifícia ‘Ajuda à Igreja que Sofre’ e busca lembrar que hoje, ainda mais do que nos primeiros séculos, cristãos são mortos por ódio à fé.

“A violação do direito de liberdade religiosa deve se tornar um tema central no debate público, para evitar o risco da indiferença e o perpetrar-se de uma intolerável agonia”, explica a Fundação.

Acesse
.: Especial sobre a perseguição aos cristãos 

Leia também
.: A perseguição é o pão cotidiano da Igreja, diz Papa

Durante o evento de 29 de abril, na fonte romana, a AIS dará voz a histórias e testemunhas do martírio cristão, começando pelo bispo caldeu de Aleppo, Dom Antoine Audo. Muitas realidades associativas, movimentos e organizações aderiram à iniciativa e estarão presentes.

“Convidamos todos os que desejam participar. Nossos irmãos perseguidos e esquecidos serão agradecidos porque a sua presença os representará. No cenário da magnífica Fontana de Trevi, tingida de púrpura, esperamos entoar o prelúdio de uma reação duradoura e concreta em todo lugar, a fim de que os perseguidos do século XXI possam voltar, o quanto antes, a usufruir plenamente de seu natural direito à liberdade religiosa”.

Fundação de direito pontifício

“Ajuda à Igreja que Sofre” foi fundada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, e é a única organização que realiza projetos de financiamento da pastoral da Igreja nos lugares aonde é perseguida.

Mais de 60 milhões de pessoas são beneficiadas todo ano através dos mais de 5 mil projetos apoiados pela AIS em cerca de 145 países, incluindo o Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo