Portugal

Fátima se prepara para celebrar o Ano da Misericórdia

O Santuário de Fátima comemora, em 2006 e 2007, os 90 anos das Aparições aos três pastorinhos. Para assinalar esta data comemorativa está sendo preparado pelo santuário um conjunto de iniciativas, distribuídas em várias temáticas.

A base das comemorações será o tema da misericórdia que, “apesar de não ser muito sugestivo do ponto de vista cultural, permite oportunidades para dialogar com o nosso tempo”, explicou à Agência ECCLESIA o Pe. Armindo Janeiro,

Coordenador destas comemorações. A celebração dos 90 anos das Aparições em Fátima leva, assim, à realização de diversos eventos que se vão desenrolar ao longo de dois anos e que são, por isso, “uma oportunidade para um diálogo com a cultura dominante e a cultura moderna , na sua expressão mais vivêncial”, salientou o sacerdote.

Nossa Senhora e os Anjos

Assim, o ano 2006 é dedicado à figura do Anjo, e 2007 a Nossa Senhora. Ao longo deste biênio são propostas algumas actividades nas áreas do estudo, da reflexão, da expressão artística, oração e meditação. De Outubro de 2006 a Outubro de 2007 o Santuário de Fátima propõe o Ano da Misericórdia, “porque na 3ª aparição o Anjo insiste na dimensão da misericórdia”, justifica o Pe. Armindo Janeiro.

As iniciativas começam já no próximo mês de Fevereiro com a trasladação dos restos mortais da Irmã Lúcia e com as Jornadas Nacionais sobre a temática

Santuário: iniciativa divina em favor dos homens.

Segundo o coordenador, com o tema “pretende-se trabalhar, por um lado, a transcendência de Deus que nos visita e depois a resposta do homem. E nesse caso, – continua – pensar as estruturas de acolhimento do Santuário e o papel dos acolhedores”, explicou.

As crianças no projeto de Deus

As crianças, adolescentes e jovens também tem lugar nestas comemorações, seja na participação em concursos, de literatura e pintura, seja na temática das Jornadas Nacionais sobre A problemática das crianças institucionalizadas, a realizar nos dias 2 e 3 de Junho de 2006.

Nestas jornadas, com o título «Ninguém espera por mim», disse o Pe. Armindo “insistiremos no lugar das crianças no projecto de Deus, e reflectiremos sobre as crianças institucionalizadas ou seja, procuraremos perceber como é que a sociedade olha para aquelas crianças que vivem em lares”, referiu.

O Santuário de Fátima está preparando dois congressos internacionais, um sobre A figura do Anjo, a se realizar em Outubro de 2006 e outro em Maio de 2007 sobre a Santíssima Trindade.

Arte: um novo hino aos pastorinhos

No âmbito das manifestações artísticas estão sendo preparadas encenações, teatros, algumas obras musicais, e um novo Hino aos Pastorinhos vai ser apresentado já no mês de Fevereiro.

Na dimensão espiritual, de oração e meditação das comemorações dos 90 anos das Aparições, vão ser organizadas diversas peregrinações, vigílias de oração e cinco retiros, “sob a orientação de cinco bispos portugueses”, salientou o Pe. Armindo.

Com o vasto programa de iniciativas a promover por esta ocasião, a organização procura, assim, “chegar a um público variado”, tendo em conta a diversidade de propostas que são feitas pelo Santuário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo