Unidade dos Cristãos

Europa: Igrejas cristãs devem curar feridas antigas, dizem religiosos

O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2017 é: ‘Reconciliação: é o amor de Cristo que nos impele’

Da redação, com Agência Ecclesia

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) emitiu uma mensagem dedicada à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se inicia, nesta quarta-feira, 18, em conjunto com a Conferência das Igrejas Europeias (CEC).

No documento, os presidentes dos referidos organismos, o cardeal Angelo Bagnasco (CCEE) e o bispo Christopher Hill (CEC), sublinham a importância das Igrejas cristãs “curarem feridas antigas e ultrapassarem as suas divisões”.

Leia também:
.: Papa: esforço ecumênico é sinal de esperança para a Europa

“A história do cristianismo na Europa é marcada por períodos de dolorosa divisão, de condenação mútua e mesmo de violência. Numa altura em que várias igrejas se preparam para comemorar cinco séculos da Reforma Protestante, é tempo de aproveitar essa preciosa oportunidade para renovar o compromisso rumo à unidade”, frisam os  responsáveis.

Para os líderes das Igrejas cristãs da Europa, é essencial “buscar a reconciliação através das palavras, mas também dos gestos”.

O cardeal Angelo Bagnasco e o bispo Christopher Hill lembram os 45 anos de caminhada em conjunto entre os membros do CCEE e da CEC, que tem permitido alcançar um “diálogo teológico frutuoso”.

“As múltiplas crises que caíram sobre a Europa e os territórios vizinhos têm-nos unido ainda mais”, realçam os dois responsáveis religiosos.

Atualmente, o CCEE e a CEC trabalham e buscam soluções em conjunto para desafios como a guerra, as políticas internacionais, a ecologia, as migrações e a pobreza, tanto física como espiritual.

“A par dessas crises está a esperança. Juntos podemos dar testemunho do amor conciliador de Cristo através da salvaguarda da criação, da solidariedade para com os mais pobres, da proteção da dignidade de todos os filhos de Deus”, sustentam Dom Angelo Bagnasco e o reverendo Christopher Hill.

O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2017 inspira-se numa passagem da segunda carta de São Paulo aos Coríntios: ‘Reconciliação: é o amor de Cristo que nos impele’.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo