Congresso em Defesa da Vida

Especialista fala sobre ética sexual e a doutrina moral católica

A tarde desta sexta-feira, 8, começou com um momento de oração e reflexão com a Palavra de Deus, conduzida por Dom Carmo. Em seguida, Dra. Christine de Vollmer, membro da Pontifícia Academia para a Vida e Presidente da Alianza Latinoamericana para La Familia, fez sua colocação sobre o tema "Ética sexual e doutrina moral católica".

Segundo Christine, a ética sexual que é descrita pela moral católica é uma verdade antropológica, é a receita da felicidade das pessoas. A moral sexual é a base para uma família sólida.
 
"O homem deveria se impressionar com este poder criador que Deus emprestou para o homem e a mulher de gerar uma nova vida. Hoje os filhos são considerados uma ameaça, vistos como um peso, um custo a mais para a família, para a sociedade, este pensamento trouxe problemas terríveis de instabilidade do casamento", alertou.

A conferencista destacou que a Igreja do Brasil conhece os problemas culturais, humanos e de dissociação cultural vividos, sobretudo, nos centros urbanos, mas isso acontece em todo o mundo. "Há problemas de delinqüência nos jovens, derivados da falta de amor paterno. Isso é uma evidência latente, produto da ausência de moral social cristã", disse.

Em resposta a esta situação dos jovens, Christine falou sobre o Projeto Alcatraz, que tem trazido muitos resultados na Venezuela, com um trabalho de recuperação de muitos dependentes químicos e, até, assassinos. Provando que os jovens tem sede de viver a verdade e as virtudes cristãs, o que é certo. Os jovens acolhidos dedicam seu tempo ao trabalho, à prática de esportes e, em tudo, desenvolvem trabalhos em equipe, disciplina, respeito pelo outro e aprendem as virtudes cristãs. Já passaram cinco gangues pelo Projeto e a delinqüencia na região baixou muito.

Christine afirmou que os resultados se devem ao fato de que "cada ser humano quer ter valor, e, para isso ele precisa trabalhar para algo fora de si mesmo, trabalhar em beneficio de algo, e, também, conhecer o amor de um pai".

A especialista destacou que existem muitos grupos que são inimigos do matrimônio e da família e buscam, pouco a pouco, corromper muitos políticos para que existam leis "anti-vida".

"Mas, a Ciência Social, vem nos socorrer, comprovando que o desenvolvimento das nações depende do desenvolvimento dos indivíduos e que a família é a base para isso", ressaltou.

"A ciência comprovou que o córtex cerebral não cresce automaticamente, como se pensava, mas cresce de acordo com o estímulo que a criança recém-nascida recebe nos primeiros meses da vida. Quando está aos cuidados de sua mãe", destacou Christine. "Sem este estímulo ela terá dificuldades no desenvolvimento".

As crianças pequenas precisam da presença da mãe para crescer e se desenvolver normalmente.

E aponta: "A chave para a formação da futura geração é formar as crianças, desde muito cedo, nas virtudes: na honestidade, caridade, paciência, lealdade… necessárias para a melhoria da sociedade. Eu penso que sem esse ensino não será possível formar um mundo onde a justiça social reine".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo