Palavra de Deus

Dom Raymundo explica andamento dos trabalhos do Sínodo

O cardeal brasileiro destaca que, em meio à diversidade de pensamentos e culturas, os bispos que participam do Sínodo sobre a Família chegaram a um consenso

Da redação, com Rádio Vaticano

Os padres sinodais entraram, desde a tarde desta quarta-feira, 14,  no debate da terceira e última parte do Instrumento de Trabalho, que trata da família e do acompanhamento eclesial.

Sobre o trabalho realizado até o momento, um dos presidentes-delegados do Sínodo, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, disse que nessa segunda parte, apesar de haver 13 grupos com a presença de bispos e padres sinodais de diferentes países e culturas, houve um consenso: ressaltar a Palavra de Deus.

“O relatório é muito diverso, porque nós temos 13 grupos linguísticos e cada um dos grupos muitas vezes com a presença de bispos, de padres sinodais de diferentes países, diferentes culturas, tradições, mas creio que tiveram um consenso num ponto: de que é preciso ressaltar melhor a Palavra de Deus para iluminar a vocação da família e utilizar mais o próprio magistério da Igreja. Em relação a isso, houve um consenso de modo geral nos relatórios.”

Leia
.: Todas as notícias do Sínodo da Família

Dom Raymundo afirma que alguns questionaram a lógica na apresentação do tema e por isso, insistiram em reagrupar alguns números em diferentes lugares, porque muitas vezes o tema é repetido.

“Mas de um modo geral, foi positivo. Claro que na terceira parte teremos propostas mais concretas de ação pastoral. Às vezes, houve até uma crítica de que havia propostas pastorais ainda nesta segunda parte, que deveriam ser colocadas na terceira parte do documento de trabalho. Esta foi também uma das críticas que apareceram nos relatórios do grupo.

Ao concluir, Dom Damasceno diz ainda que há acréscimos ao tratar o tema com outros padres sinodais, não mais os mesmos do Sínodo extraordinário. E que o objetivo é este: aperfeiçoar, enriquecer e melhorar a relatio synodi.

“Esse documento de trabalho é a base. O objetivo é enriquecer, melhorá-lo e aperfeiçoá-lo, senão, não teria razão evidentemente fazer outro sínodo, então estamos nesse trabalho no momento.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo