Palavra do Papa

Discurso do Papa - Mostra em homenagem a seu 60º de sacerdócio



Inauguração da Mostra "O esplendor da verdade, a beleza da caridade"
Homenagem dos Artistas a Bento XVI pelo seu 60º de Sacerdócio

Sala Paulo VI
Segunda-feira, 4 de julho de 2011


Senhores Cardeais,
Venerados Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio,
Queridos Amigos,

é para mim uma grande alegria encontrar-vos e receber a vossa criativa e multiforme homenagem por ocasião do 60º aniversário da minha Ordenação sacerdotal. Sou sinceramente agradecido pela vossa proximidade por tal ocasião para mim tão significativa e importante. Na Celebração eucarística de 29 de junho passado, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, agradeci ao Senhor pelo dom da vocação sacerdotal. Hoje agradeço a vós pela amizade e gentileza que me manifestaste. Saúdo cordialmente o Cardeal Angelo Sodano, Decano do Sagrado Colégio, e o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, que, juntamente aos seus colaboradores, organizou essa singular manifestação artística, e o agradeço pelas corteses palavras que me endereçou. Dirijo também a minha saudação a todos os presentes, de modo particular a vós, queridos Artistas, que acolhestes o convite a apresentar uma de vossas criações nesta Mostra.
 
O nosso encontro de hoje, no qual tenho a alegria e a curiosidade de admirar as vossas obras, deseja ser uma nova etapa daquele percurso de amizade e de diálogo que começamos em 21 de novembro de 2009, na Capela Sistina, um evento que trago ainda impresso na alma. A Igreja e os artistas voltam a se encontrar, a conversar, a apoiar a necessidade de um colóquio que desejo e que deve tornar-se sempre mais intenso e articulado, também para oferecer à cultura, antes às culturas do nosso tempo um exemplo eloquente de diálogo fecundo e eficaz, orientado a tornar esse nosso mundo mais humano e mais belo. Vós, hoje, me apresentais o fruto da vossa criatividade, da vossa reflexão, do vosso talento, expressões dos vários âmbitos artísticos que aqui representais: pintura, escultura, arquitetura, ourivesaria, fotografia, cinema, música, literatura e poesia. Antes de admirá-las juntamente convosco, permiti-me deter-me somente um momento sobre o sugestivo título desta Exposição: "O esplendor da verdade, a beleza da caridade". Exatamente na Homilia da Missa pro eligendo pontifice, comentando a bela expressão de São Paulo da Carta aos Efésios "veritatem facientes in caritate" (4,15), defini a "prática sincera da caridade" como uma fórmula fundamental da existência cristã. E acrescentei: "Em Cristo, coincidem verdade e caridade. Na medida em que nos aproximamos de Cristo, também na nossa vida, verdade e caridade fundem-se. A caridade sem verdade seria cega; a verdade sem caridade seria como 'um címbalo que retine' (1 Cor 13, 1)". É exatamente da união, quero dizer, da sinfonia, da perfeita harmonia de verdade e caridade, que emana a autêntica beleza, capaz de suscitar admiração, maravilha e alegria verdadeira no coração dos homens. O mundo em que vivemos tem necessidade de que a verdade resplandeça e não seja ofuscada pela mentira ou pela banalidade; tem necessidade de que a caridade inflame e não seja oprimida pelo orgulho e egoísmo. Necessitamos que a beleza da verdade e da caridade atinja o íntimo do nosso coração e o torne mais humano.

Queridos amigos, gostaria de renovar a vós e a todos os artistas um amigável e apaixonado apelo: não separeis nunca a criatividade artística da verdade e da caridade, não procureis nunca a beleza distante da verdade e da caridade, mas com a riqueza da vossa genialidade, do vosso impulso criativo, sejais sempre, com coragem, buscadores da verdade e testemunhas da caridade; fazei resplandecer a verdade nas vossas obras e fazei-o de modo que a sua beleza suscita no olhar e no coração de quem as admira o desejo de tornar bela e verdadeira a existência, cada existência, enriquecendo-a com aquele tesouro que é infalível, que faz da vida uma obra-prima e de cada homem um extraordinário artista: a caridade, o amor. O Espírito Santo, artífice de toda a beleza que está no mundo, vos ilumine sempre e vos guie rumo à Beleza última e definitiva, aquela que aquece a nossa mente e o nosso coração e que esperamos poder contemplar um dia em todo o seu esplendor. Mais uma vez, obrigado pela vossa amizade, pela vossa presença e porque trazeis ao mundo um raio desta Beleza, que é Deus.

De todo o coração, concedo a todos vós, aos vossos queridos e a todo o mundo da arte a minha Bênção Apostólica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo