Última reportagem da série

Concílio Vaticano II permanece atual na vida da Igreja

Mesmo depois de cinquenta anos da abertura do Concílio Vaticano II, o encontro, que marcou a história da igreja católica no mundo, continua atual. Desde a abertura do Concílio, passaram-se cinquenta anos e nesse período o mundo mudou completamente.

Assista à reportagem:

“O mundo vive dificuldades e a Igreja é a única organização internacional que fez um concílio, como um exame de consciência, se renovou”, disse o jornalista Gianfranco Svidercoschi.

Mas quem hoje em dia conhece o Concílio Vaticano II? “Milhões de pessoas sabem o que foi dito do Concílio Vaticano II, alguém sabe o que disseram ao Concílio, mas poucos sabem o que o Concílio Vaticano II disse e ensinou”, revelou o presidente emérito do Pontifício Conselho da Cultura, Dom Paulo Poupard.

Mas para as novas gerações, uma tarefa. “Espero que a nova geração estude o Concílio porque nele se vê o milagre do Espírito. Partimos da desordem e pouco a pouco formamos um corpo bem organizado que diz respeito às problemáticas que ainda hoje são atuais, como a nova evangelização”, comentou o pró-teólogo da casa Pontifícia, Dom Georges Martin Cottier.

No início de seu Pontificado, Bento XVI falou da atualidade do Concílio Vaticano II. “Desejo afirmar categoricamente minha decisão de prosseguir no empenho da atualização do Concílio Vaticano II. Com o passar dos anos, os documentos conciliares não perderam a atualidade. Seus ensinamentos se revelam particularmente nos relacionamentos da Igreja com a sociedade globalizada”.

“Devemos fazer com que os homens de hoje conheçam o Concílio. Isso me deixa um pouco chateado, especialmente quando descubro que jovens sacerdotes, por exemplo, nunca tiveram os 14 documentos do Concílio nas mãos, nunca o leram ou estudaram-no. Portanto, devemos fazer conhecer o Concílio; quando se conhece, vê-se o que se deve dizer ao mundo de hoje”, afirmou o bibliotecário emérito da Biblioteca Vaticana, Dom Jorge María Mejía.

Uma alternativa para quem deseja começar a conhecer o Concílio Vaticano II é a leitura do compêndio. É possível ainda acessar todos os documentos, que estão acessíveis no site do Vaticano, inclusive em português.

“Todos devem fazer a experiência de conhecer os textos do Concílio que assinalaram verdadeiramente uma guinada e aprofundamento da teologia de desenvolvimento, de acordo com os novos percursos no confronto da cultura contemporânea”, disse o presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Gianfranco Ravasi.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo