Em Quito

Começa encontro latino-americano de responsáveis de animação bíblica

Encontro de animação bíblica reúne representantes de 22 conferências episcopais da América Latina e Caribe

Da redação, com Gaudium Press

biblia

A partir desta sexta-feira, 12, representantes de 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe participam do II Encontro Latino-americano de Responsáveis de Animação Bíblica na cidade de Quito, Equador.

O evento, que acontece até domingo, 14, é organizado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) por meio da Escola Bíblica do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e o Caribe (Cebitepal), com a colaboração da Região Latino-americana e Caribenha da Federação Bíblica Católica (FEBIC-LAC).

O encontro se propõem três objetivos: apresentar as orientações da Animação Bíblica Pastoral (ABP) para América Latina e Caribe que foram desenvolvidas pela Escola Bíblica Cebitepal e os representantes da FEBIC-LAC; delinear uma nova rota da ABP para América Latina para os anos 2016-2021; e refletir sobre temas da Animação Bíblica Pastoral.

Como parte das atividades, haverá várias reflexões e conferências. A primeira será do padre Fidel Oñoro com o tema “Função Profética da Animação Bíblica da Pastoral”. Para o dia 13 está prevista a intervenção de Dom Carlos Aguiar, Arcebispo de Tlalneplantal. Também intervirá Dom Emmanuel Lafont.

“Sem dúvida, buscaremos, como nos pede o Papa Francisco na Evangelii Gaudium (174) ‘que a Palavra de Deus seja cada vez mais o coração de toda nossa atividade eclesial'”, é a expectativa dos organizadores.

Cebitepal

O Cebitepal é o centro de formação do CELAM. Sua missão se centra na docência e a investigação, assim como em vários serviços centrados na Palavra de Deus e no diálogo entre a teologia e a pastoral a partir do magistério, e animada pela pedagogia do discipulado missionário e da comunhão missionária a qual convidou a Conferência Geral do Episcopado Latino-americano de Aparecida, Brasil.

O Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e Caribe nasceu no ano passado. Sua sede principal se encontra em Bogotá, como também a do CELAM. O organismo integra três instituições: o Centro Bíblico (CEBIPAL), o Instituto Teológico Pastoral (ITEPAL) e o Observatório Pastoral (OBSEPAL), antigos organismos do Conselho Episcopal Latino-americano.

Este novo organismo conta agora com três escolas: a Bíblica, a Teológica e a Social. A primeira delas, a que impulsiona o encontro em Quito, é a que se encarrega de implementar todo o relacionado com o estudo das Sagradas Escrituras à luz das circunstâncias e realidades da América Latina. (GPE/EPC).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo