Naufrágio na ilha grega de Creta

Cerca de 320 refugiados continuam desaparecidos na costa de Creta

Organização estima 320 imigrantes e refugiados mortos em naufrágio da semana passada em Creta

Da Redação, com  Reuters

 Aproximadamente 320 imigrantes e refugiados podem ter se afogado em um naufrágio na costa da ilha grega de Creta na semana passada, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM) nesta terça-feira,07, citando relatos de sobreviventes.

Na sexta-feira,03, foram resgatadas 340 pessoas e nove corpos foram recuperados, a cerca de 75 milhas náuticas ao sul de Creta segundo autoridades gregas. A Guarda Costeira da Grécia informou no domingo,05, que os imigrantes que sobreviveram contaram que o barco em que estavam zarpou do Egito com cerca de 350 pessoas.

Mas os sobreviventes levados ao porto italiano de Augusta que conversaram com funcionários da OIM relataram que a embarcação levava quase o dobro do suposto número de passageiros.

“Soubemos dos sobreviventes em Augusta, na Itália, que 648 ou 650 homens, mulheres e crianças estavam naquele barco. Ouvimos os dois números de sobreviventes diferentes, e alguns deles fizeram questão de explicar que os traficantes de pessoas fizeram uma contagem duas vezes por dia antes da partida”, disse o porta-voz da OIM, Joel Millman, em um boletim à imprensa.

“Agora tememos que cerca de 320 imigrantes e refugiados continuem desaparecidos, com base nos testemunhos recebidos de sobreviventes”, afirmou a entidade em um comunicado.

Pelo menos 10 corpos foram encontrados, segundo Millman. O número exato de sobreviventes não está claro, mas parece ultrapassar 300.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo