Encontro Mundial das Famílias

Casais dão orientações sobre amor conjugal e planejamento familiar

Australianos casados há 56 anos defendem que felicidade na relação depende de oração e sexo

Rodrigo Luiz
Enviado especial à Filadélfia

Espaço de destaque no Encontro Mundial das Famílias, é a feira em que os participantes podem conhecer trabalhos como planejamento familiar natural, catequese, novidades tecnológicas para evangelização, cursos para casamento e etc.

Entre os expositores, o casal australiano Romano e Marvis Pirola que esteve na Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos realizado em 2014, no Vaticano.

No coração da Igreja e do matrimônio

Romano_e_Pirola

Casados há 56 anos, Romano e Marvis Pirola participaram do Sínodo Extraordinário, em 2014, no Vaticano / Foto: Rodrigo Luiz

Casados há 56 anos, Romano e Marvis Pirola, são de Sidney, na Austrália. “Estar presentes no Sínodo nos deu muita energia porque foi muito interessante. Ouvimos muitas colocações referentes ao coração do matrimônio e da Igreja”, dizem.

Na Filadélfia, a família Pirola partilha a experiência com pessoas do mundo todo. Filho e nora auxiliam nisso. Byron e Francine Pirola se dedicam à Pastoral Familiar por meio de um trabalho que eles deram o nome de Smart Loving. O principal objetivo da missão deles é oferecer cursos de preparação para o casamento e orientar sobre métodos de planejamento familiar, mas ajudam também casais que passam por crise no relacionamento.

.: Leia outras notícias sobre o Encontro Mundial das Famílias

“Um dos maiores desafios é que as pessoas se divorciam muito rapidamente e não tentam salvar o matrimônio”, afirmam Byron e Francine. Nesses casos, eles buscam conscientizar os cônjuges de que homens e mulheres são diferentes e isso não é algo ruim. “Buscamos mostrar para os casais que, apesar das diferenças, é possível viver juntos”, destacam. O casal também oferece orientações sobre catequese de crianças e auxilia casais não católicos que pedem ajuda.

O que fazer quando os filhos não seguem o caminho dos pais?

No Sínodo, Romano e Marvis Pirola fizeram uma colocação sobre o que fazer quando os filhos não seguem o mesmo caminho dos pais. De acordo com Romano, o importante é que se sintam sempre amados. “Ao mesmo tempo, não podemos deixar que eles sigam um caminho errado e este é o caminho mais difícil. A família é como a Igreja e deve ter as portas abertas aos filhos, antes de tudo”, afirma.

Australianos, Byron e Francine Pirola, ajudam casais em crise

Australianos, Byron e Francine Pirola, ajudam casais em crise / Foto: Rodrigo Luiz

O segredo para um casamento feliz

De acordo com o casal australiano, o segredo para um matrimônio bem sucedido é os cônjuges rezarem juntos porque tudo vem de Deus, porém é preciso amar. Romano Pirola indica alguns passos concretos para amar a mulher. “É preciso pedir perdão todos os dias, pensar no outro o tempo todo, mas o momento da união de corpo, mente e coração é o sexo”, afirma. Em relação à visão banalizada do sexo, o australiano insiste na necessidade de mostrar a beleza da união conjugal. “O sexo é algo divino que vem do céu”, disse.

Promoção da vida

Entre os desafios enfrentados pelas famílias católicas dos Estados Unidos estão leis aprovadas pelo Presidente Barack Obama que são contrárias aos valores da família como aprovação do aborto e da união homossexual.

diretor_Federação Pró-Vida

Diretor-executivo da Federação Pró-Vida da Pensilvânia, Michael Ciccocioppo, acredita na educação e participação política para promoção da vida / Foto: Rodrigo Luiz

O diretor executivo da Federação Pró-vida da Pensilvânia, Michael Ciccocioppo destaca que diante desses problemas, as famílias precisam ser conscientizadas sobre o valor da vida humana e incentivar a participação política.

“Ensinamos como é uma criança dentro da mulher, portanto, a verdade sobre o bebê”, conta Michael. Segundo ele, essa educação é muito importante porque leva a pessoa a compreender o valor da vida. O segundo ponto em que eles investem é na escolha dos governantes. “Elegemos somente políticos pró-vida”, sublinha o diretor executivo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo