Dom Braz de Aviz

Cardeal Aviz é enviado do Papa para evento mundial dos Cursilhos

Cardeal brasileiro será representante do Papa Francisco em 5ª edição da Ultreia Mundial que acontecerá em maio em Portugal

Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco nomeou o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para a Vida Religiosa e os Institutos de Vida Consagrada, seu enviado especial para a quinta edição da Ultreia Mundial do Movimento dos Cursos de Cristandade (Mcc). O evento se realiza este ano em Fátima (Portugal), de 4 a 6 de maio.

“É hora dos cursilhos” é o lema da quinta edição – uma iniciativa que se realiza num ano histórico para Portugal e para a Igreja Católica, com os 100 anos das Aparições de Fátima, a vinda do Papa Francisco a Portugal, o Centenário do nascimento de Eduardo Bonnín, fundador do Movimento, e da canonização dos Pastorzinhos Francisco e Jacinta.

Durante três dias, várias iniciativas serão realizadas em Fátima: Eucaristias, Orações, conferências, Tertúlias, Procissões, com destaque para a ultreia que se realiza no dia 6 de maio na Basílica da Santíssima Trindade .

Participam na Ultreia Mundial do Mcc cerca de 8000 cursilhistas vindos de 38 países, entre eles mais de 100 brasileiros.

O Movimento dos Cursos de Cristandade tem reconhecimento canônico da Santa Sé. Trata-se de um movimento eclesial de evangelização cristã criado na Espanha no início do século XX. No Brasil, o Cursilho foi trazido inicialmente à Arquidiocese de Campinas. O Cursilho destaca-se por ser um Movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo, com o propósito de despertar novas lideranças – preferencialmente, cristãos batizados que estejam afastados da Igreja -, a fim de que se tornem evangelizadoras de suas realidades particulares.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo