Reforma dos orgãos financeiros

Cardeais apresentam propostas de mudanças ao Papa

O Relatório entregue ao Pontífice apresenta a atual situação  da estrutura econômica e organizacional da Santa Sé

Da  Redação, com Rádio Vaticano

Cardeais apresentam propostas de mudanças ao Papa

Cardeais encerraram nesta quarta-feira, 19, os três dias de reunião / Foto: Centro Televisivo Vaticano

Terminou nesta quarta-feira, 19, no Vaticano, a terceira reunião do Conselho dos  Cardeais. O grupo,  escolhido pelo Papa Francisco em abril de 2013,  está estudando  um projeto de reforma da Cúria Romana. Entre as tarefas, está a revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, que trata propriamente dos Dicastérios e normativas vaticanas.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em coletiva aos jornalistas,  informou que os Cardeais já redigiram um relatório com propostas de mudanças.

“O Conselho dos oito cardeais trabalhou intensamente e apresentou ao Santo Padre algumas propostas para os dois campos tratados: o conjunto da estrutura econômica e organizacional da Santa Sé, e o Instituto para as Obras de Religião (IOR)”, informou.

As duas comissões,  sobre a estrutura econômica e organizacional da Santa Sé e sobre o IOR, ouvidas pelos oito cardeais,  serão recebidas  também, ainda na tarde desta quarta-feira,  pelo Conselho dos Quinze cardeais que estuda os problemas econômicos e organizacionais da Santa Sé.

Padre  Lombardi falou também sobre os trabalhos do Consistório que terão início na manhã desta quinta-feira, 20, com a saudação do Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, e em seguida o pronunciamento do Papa Francisco.

O presidente emérito do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, fará uma palestra introdutória sobre o tema da família. Em seguida, serão realizados os pronunciamentos dos cardeais na tarde de quinta-feira e ao longo da sexta-feira, 21.

O “Conselho dos oito cardeais” se reunirá novamente, no Vaticano, nos dias 28 a 30 de abril e de 1° a 4 de julho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo