Expectativa

Data da canonização de Madre Teresa deve sair na próxima semana

Papa presidirá consistório em que deve ser divulgada a data da canonização da Madre Teresa de Calcutá

Jéssica Marçal
Da Redação

Foto: Blog Com Shalom

Foto: Blog Com Shalom

A data e demais informações sobre a canonização de Madre Teresa de Calcutá devem ser conhecidas na próxima semana. Na terça-feira, 15, o Papa Francisco vai presidir um consistório (reunião de cardeais) sobre algumas causas de canonização, entre elas a da beata de Calcutá.

A canonização de Madre Teresa foi anunciada no dia 17 de dezembro, quando foi divulgado um decreto da Congregação para a Causa dos Santos, documento aprovado pelo Papa, reconhecendo um segundo milagre atribuído à intercessão da beata. Na época, a data da canonização não foi confirmada, mas a expectativa era que fosse incluída nas celebrações do Jubileu da Misericórdia, que termina no dia 20 de novembro de 2016.

Leia também
.: Bispo fala do exemplo de coragem de Madre Teresa de Calcutá

No processo de canonização da madre que comoveu o mundo com seu trabalho de caridade, o Brasil tem uma participação importante. O segundo milagre reconhecido pelo Vaticano foi obtido por um homem de Santos (SP) em meados de 2008. O fato chegou ao conhecimento do Vaticano no início de 2015 e logo foi considerado válido por apresentar elementos contundentes para a instauração de um processo. Confira a reportagem que o CN Notícias fez na época das investigações:

Além do de Madre Teresa, serão assinados no dia 15 de março os decretos para a canonização de mais quatro beatos: Estanislau de Jesus Maria da Polónia (1631-1701), fundador da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição da Beatíssima Virgem Maria; José Sánchez del Río, mexicano (1913-1928), martirizado aos 14 anos durante a perseguição religiosa no México; José Gabriel del Rosario Brochero (1840-1914), conhecido como o ‘Cura Brochero’, que percorreu a Argentina numa mula para levar a mensagem do Evangelho no século XIX; e a sueca Maria Elisabeth Hesselblad (1870-1957), fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida.

Sobre Madre Teresa

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, a madre Teresa, nasceu em 1910 em Skopje, território albanês, atualmente capital da Macedônia. Entrou para a vida religiosa em 1928, com o propósito de ser missionária na Índia.

Em Calcutá, território indiano, a madre passou grande parte de sua vida e realizou um trabalho de caridade que comoveu o mundo. Ela foi a fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade e em 1979 recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua atuação missionária.

Madre Teresa morreu em 1997, aos 87 anos, em Calcutá, na Índia. Foi beatificada no dia 19 de outubro de 2003 pelo então Papa João Paulo II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo