Referendo em curso

Britânicos decidem hoje se permanecem na União Europeia

Mais de 46,5 milhões de eleitores estão aptos ao voto para decidir se os britânicos permanecem, ou não, na União Europeia

Ansa

Abriram, pontualmente, às 7h (hora local) desta quinta-feira, 23,  as urnas para que 46,5 milhões de britânicos decidam se querem ou não permanecer na União Europeia. A votação segue até às 22h (hora local) e os eleitores precisarão responder a seguinte pergunta: “O Reino Unido deve permanecer como um membro da União Europeia ou deve sair da União Europeia?”. Há duas opções de resposta: Permanecer (“Remain”) ou Sair (“Leave”).

Leia também
.: Reino Unido: Igreja apela ao voto informado e baseado no bem-comum

As pesquisas de institutos de opinião mostram uma acirrada disputa entre os dois lados e, no momento, é difícil fazer qualquer previsão de resultado. Até mesmo o clima fechado e de fortes chuvas poderá ter impacto sobre a decisão final, segundo os jornais britânicos. Áreas a leste da capital e do Essex estão alagadas e mais de 300 intervenções já foram realizadas pelos bombeiros.

Segundo levantamento divulgado na noite de ontem, 22, pelo YouGov, o “Remain” tem 51% dos votos contra 49% do “Leave”. O instituto Comres, no entanto, aponta uma vantagem de 54% a 46% para a permanência. A última pesquisa, divulgada na manhã de hoje, pelo Ipsos Mori mostra que 52% dos britânicos votarão por ficar no bloco e que outros 48% querem deixar a UE.

Os dois principais líderes de cada uma das campanhas já votaram: o primeiro-ministro David Cameron, que quer que o país permaneça no bloco, votou logo no início da manhã ao lado de sua esposa, Samantha. Já o ex-prefeito de Londre, Boris Johnson, que defende a saída, também já foi às urnas.

Por parte do bloco econômico, a porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, informou que o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, está em contato “com os líderes do bloco” constantemente, entre eles, o premier italiano Matteo Renzi e a chanceler alemã Angela Merkel. Já com o presidente francês, François Hollande, a conversa será por telefone após o resultado.

Economia

Com a votação em andamento, as Bolsas de Valores europeias operam com cautela e apresentam resultados estáveis. Porém, a libra esterlina atingiu o valor mais alto perante o dólar nesta quinta, chegando a valer 1,4886 por dólar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo