Abuso de menores

Bispos australianos expressam compromisso para combater pedofilia

O presidente, na mensagem, dirigiu-se aos sobreviventes dos abusos sexuais contra menores, aos católicos e a toda a comunidade

Da redação, com Rádio Vaticano

Arcebispo Denis Hart

“Farei tudo o que estiver em meu poder para garantir que o abuso do passado não aconteça nunca mais e que as reformas que os meus companheiros bispos e os líderes religiosos aprovaram nos últimos anos, sejam implementadas”. Foi o que afirmou o Presidente da Conferência dos bispos australianos, o Arcebispo Denis Hart, no comunicado conclusivo da sessão da Comissão Real (‘Royal Comission’), instituída para esclarecer casos de pedofilia e abusos de menores em instituições.

O presidente, na mensagem, dirigiu-se aos sobreviventes dos abusos sexuais contra menores, aos católicos e a toda a comunidade. Dom Hart expressa gratidão às vítimas dos abusos pela “coragem” que demonstraram ao falar sobre os fatos ocorridos. “O que aprendemos com o nosso envolvimento nos casos estudados pela Comissão Real, e pelo trabalho conduzido para melhor entender quais as dinâmicas que contribuíram para difundir o abuso sexual contra menores na Igreja deve ser agora implementado nas nossas políticas e práticas futuras”, observa o Arcebispo.

A este propósito, o Presidente dos Bispos ainda agradece pelo trabalho realizado nestes anos – “sem dúvida desgastante e empenhativo” – quer pela Comissão Real, quer pela entidade criada pela Igreja Católica para coordenar a resposta da Igreja ao fenômeno, o “Conselho para a verdade, a justiça e a cura”.

Os bispos australianos aguardam agora o relatório final e as recomendações ao governo que serão apresentadas pelo Presidente da Comissão Real, Peter McClellan.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo