Viagem à Itália

Abbas inaugurará embaixada palestina no Vaticano

Líder palestino terá encontro com Papa Francisco no sábado

Ansa

O líder palestino, Mahmoud Abbas, inicia nesta quinta-feira, 12, uma viagem à Itália com uma agenda que incluiu uma reunião com o papa Francisco e a inauguração da embaixada palestina no Vaticano. A abertura da sede diplomática poderá elevar a tensão com Israel, que é contra o reconhecimento da Palestina como um Estado independente.

A Santa Sé reconheceu os territórios palestinos como Estado soberano em fevereiro de 2013. Mas, somente em 2015, entrou em vigor o primeiro acordo histórico entre Vaticano e Palestina que versa sobre as atividades da Igreja em zonas da Terra Santa sob controle palestino. O texto foi a comprovação formal de que a Santa Sé respeita o território delimitado. Abbas se reunirá com o Papa no Vaticano no próximo sábado, 14.

Os dois líderes já tiveram encontros em outras ocasiões, nas quais Francisco tentou intermediar diálogos de paz com Israel. De acordo com a agência de notícias Maan, o ministro das Relações Exteriores da Palestina, Riad al-Maliki, orientou Abbas a aproveitar o novo encontro com Francisco para reforçar sua oposição à ideia lançada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de transferir a embaixada norte-americana de Tel Aviv para Jerusalém.

Os membros da Autoridade Nacional Palestina (ANP) vêem a mudança como um obstáculo para os diálogos de paz e temem que aumente a violência e os protestos na região.

Jerusalém é considerada uma cidade sagrada por três religiões, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Por isso, a capital administrativa israelense fica em Tel Aviv. Após a visita a Roma, Abbas seguirá viagem para Paris, na França.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo