Comunicação social

Meios de Comunicação devem seguir exemplo de Jesus, diz Dom Orani

"A Igreja, desde que nasceu, tem preocupação de pregar o amor a Deus e ao próximo. E esse amor ao próximo se concretiza na atenção ao pobre, ao doente, ao preso. Os meios de comunicação católicos devem seguir esse caminho de Jesus Cristo", afirmou o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e arcebispo de Belém (PA), Dom Orani João Tempesta, na manhã desta quarta-feira, 21, em sua colocação durante a Assembléia das Organizações de Rádio Católicas do Brasil (UNDA) e Rede Católica de Rádios (RCR), iniciada ontem em Curitiba.

Falando sobre a Responsabilidade social da Igreja e dos meios de comunicação, Dom Orani entende que a ação social dos meios de comunicação precisa ir além de promoções. "A responsabilidade social dos meios de comunicação precisa inserir-se na cultura atual e ir além de cursos na periferia", considerou. "Responsabilidade social está na mentalidade e no modo de enxergar. Significa resgatar valores que possam ser vividos ainda hoje".

O arcebispo cobrou, também, maior sintonia entre a Igreja e os meios de comunicação. Para ele, a fase de incompreensão nas relações entre ambos já foi superada. "A sintonia entre Igreja e meios melhorou muito. Precisamos conjugar esforços porque, desunidos, não conseguiremos nada", salientou.

Essa unidade, na opinião de Dom Orani, pode vir com a criação da Signis Brasil. "Nesta assembléia, a Unda e a RCR reúnem seus associados para olhar os passos que já foram dados. Vamos dar um passo a mais que é a criação da Signis agrupando rádios, TVs, imprensa e portais de internet. Esse pode ser um caminho para a unidade de nossos meios", sublinhou.

Cerca de 70 comunicadores cristãos, de todo o Brasil, estão reunidos desde ontem, 20, até sexta-feira, 23, no Centro Marista Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR) para a XI Assembléia da UNDA e a V Assembléia da RCR, que ocorrem a cada três anos.

Durante o encontro os participantes deve debater sobre o rádio digital e elegerão a nova diretoria da UNDA e da RCR.

Comentários

comentários

↑ topo