Papa destaca contemplação da Paixão de Cristo e doçura de Maria

Francisco destacou que a contemplação da Paixão de Cristo e da doçura de Maria são caminhos para o cristão viver aquilo que pede o Senhor

Da Redação, com Rádio Vaticano em italiano

Em Missa celebrada nesta quinta-feira,12, na Casa Santa Marta, Papa Francisco indicou dois pólos de orientação para o cristão a fim de que ele viva aquilo que o Evangelho pede. Trata-se da humanidade sofredora de Jesus e a doçura de Maria.

O Santo Padre destacou que o Evangelho pede com força a capacidade de perdoar, a magnanimidade, o amor pelos inimigos. E o único modo para alcançar isto é contemplar a Paixão, a humanidade de Jesus e imitar o comportamento de sua Mãe. E nesse dia em que a Igreja celebra o santo nome de Maria, o Papa dedicou a ela o início da homilia.

“Precisamos de doçura, hoje, de Nossa Senhora, para entender estas coisas que Jesus nos pede, não? Porque estas não são coisas fáceis de viver. Amar os inimigos, fazer o bem, emprestar sem esperar nada… A quem te bater na face, oferece também a outra, a quem te rasga o manto não reter também a túnica… Mas, coisas fortes, não? Mas tudo isto, a seu modo, foi vivido por Maria: é a graça da mansidão, a graça da brandura”

O convite para estes sentimentos de ternura, de bondade, de humildade aparece também na Carta de São Paulo aos Colossenses, na liturgia diária. E para viver deste modo, Francisco ressaltou que não basta o esforço humano, mas é preciso uma graça, que passa por um caminho preciso: pensar somente em Jesus.

“Se o nosso coração, se a nossa mente está com Jesus, o triunfante, Aquele que venceu a morte, o pecado, o demônio, tudo, podemos fazer isto que nos pede o próprio Jesus e que nos diz o Apóstolo Paulo: a brandura, a humildade, a bondade, a ternura, a mansidão, a magnanimidade. Se não olhamos para Jesus, se não estamos com Jesus não podemos fazer isto. É uma graça: é a graça que vem da contemplação de Jesus”.

Francisco lembrou que a Paixão de Cristo é um aspecto particular que o cristão deve contemplar para levar adiante estas atitudes, estas virtudes que o Senhor pede ao homem. “Para perdoar, contempla Jesus sofredor. Para não odiar o próximo, contempla Jesus sofredor. Para não fofocar contra o próximo, contempla Jesus sofredor. O único”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo