Papa receberá bispos do CELAM na próxima semana

Entre os bispos que visitarão organismos da Cúria Romana e serão recebidos por Francisco, no Palácio Apostólico, está o brasileiro Dom Dimas Lara Barbosa

Da Redação, com news.va

A tradicional visita anual da Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribe (CELAM) ao Pontífice e à Cúria Romana será realizada, nos próximos dias, de 19 a 29 de maio.

O programa, que prevê uma série de encontros, culminará com a audiência com Papa Francisco, prevista para sexta-feira, 23 de maio, às 10h30 (hora local), seguida pelo encontro com os membros da Secretaria de Estado.

Todos os anos, o CELAM apresenta aos diversos dicastérios, as iniciativas, os projetos e as preocupações pastorais da Igreja latino-americana, com especial atenção às sugestões do magistério do Papa, num clima de reflexão, partilha e comunhão.

Programa de atividades

Desta forma, na terça-feira, 20, às 16 horas (horário local), os bispos encontrarão o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos. No dia seguinte, às 11h30, haverá uma reunião com a Congregação para o Clero.

Na quinta-feira, 22, o dia será dedicado aos encontros na Congregação para a Doutrina da Fé, Pontifício Conselho para a Cultura e Pontifício Conselho para a Família.

Na segunda-feira, 26 de maio, será a vez da Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais; no dia seguinte, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Os Bispos latino-americanos visitarão a Pontifícia Comissão para a América Latina, na quinta-feira, 22 de maio, às 12 horas.

A Comissão convocou – a pedido da Presidência do CELAM – uma reunião com diversas personalidades latino-americanas, o que deverá ocorrer na sede da CAL, no dia 20 de maio, às 17 horas. Na ocasião, o Presidente do CELAM apresentará algumas reflexões e preocupações pastorais do Episcopado latino-americano relativas às grandes questões do desenvolvimento, da integração e da paz na região.

A delegação do CELAM visitará ainda o Sínodo dos Bispos, a Conferência Episcopal Italiana e outras instituições católicas romanas. Uma coletiva de imprensa conclusiva terá lugar, às 12 horas, no dia 28 de maio, na Sala Marconi, da Rádio Vaticano.

O grupo será liderado pelo presidente da instituição, Dom Carlos Aguiar Retes; o Arcebispo de Bogotá e primeiro Vice-presidente, Cardeal Ruben Salazar Gómez; e pelo segundo Vice-presidente, Dom Dimas Lara Barbosa.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo