Visita na Itália

Papa Francisco visitará Gênova em maio de 2017

Visita à arquidiocese italiana foi anunciada nesta segunda-feira; arcebispo local comenta preparação

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta segunda-feira, 17, que o Papa Francisco visitará a arquidiocese de Gênova, na Itália, no sábado 27 de maio de 2017.

Alegria e gratidão foram manifestadas pelo arcebispo local, Cardeal Angelo Bagnasco, Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI). “Dei a notícia no final da missa celebrada na catedral para a inauguração do Ano Pastoral, e as pessoas ali presentes acolheram a notícia com alegria, satisfação e muita gratidão ao Santo Padre que deseja honrar Gênova com a sua presença”.

O cardeal explica que, em primeiro lugar, a arquidiocese começa a se preparar espiritualmente para a visita de Francisco, assim como se prepararam para o Congresso Eucarístico, com orações e catequeses.

“Para nos preparar a este encontro a temperatura da alma da comunidade cristã deve ser elevada, e isso acontece somente com a oração. A oração e a catequese sobre a beleza da Igreja, sobre o Sucessor de São Pedro, sobre os Apóstolos. Em segundo lugar, devemos nos preparar do ponto de vista organizacional, apenas saímos do grande evento do Congresso Eucarístico que exigiu um grande trabalho. Trata-se de colocar novamente em ação rapidamente a experiência apenas concluída e projetá-la para o acolhimento do Santo Padre, a fim de que realmente seja um evento de graça para a comunidade diocesana.”

A última visita de um Pontífice a Gênova foi a de Bento XVI em 2008. Depois de nove anos, o Papa voltará a Gênova. Segundo Cardeal Bagnasco, isso é uma grande graça, um conforto para toda a diocese. Ele afirmou que Gênova é abençoada por essas visitas papais.

“Sentimo-nos honrados e agradecidos por esta atenção pela comunidade de Gênova que tem uma grande história de ligação profunda com o Papa, de adesão à vida da Igreja. Queremos que tudo isso seja relançado e confirmado pelas palavras, orações e a presença do Papa Francisco que sabe comunicar de maneira direta com as palavras, com o olhar, com os gestos, com todo o seu ser.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo