Papa Francisco celebra Missa de Páscoa no Vaticano

A Missa não teve homilia, pois ao final da celebração Papa Francisco concedeu a bênção Urbi et Orbi

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco presidiu, na manhã deste domingo, 31, na Praça São Pedro, a Missa da Páscoa do Senhor. Milhares de fiéis e peregrinos de todas as partes do mundo compareceram para celebrar a ressurreição do Senhor na presença do novo Pontífice.

A cerimônia teve início às 10h15min com o rito do Ressurexit, ou seja, o anúncio da Ressurreição do Senhor, acompanhado pela colocação de um ícone junto ao altar, e terminou às 11h37min, no horário italiano.

Papa Francisco com o ícone de Cristo ressuscitado. Foto: Clarissa Oliveira / Canção Nova

Papa Francisco com o ícone de Cristo ressuscitado (Foto: Clarissa Oliveira / Canção Nova)

(Veja mais Fotos)
 

Ao início da Missa da Páscoa, o rito penintencial foi substituído, de certo modo, pela aspersão. O Santo Padre aspergiu o povo com água da fonte batismal, que estava próxima ao altar. A Missa de Páscoa não foi concelebrada e não foi feita homilia, pois ao final, o Papa concedeu a bênção Urbi et Orbi. Neste ano, houve uma simplificação da cerimônia, com o Evangelho sendo lido somente em latim, e não em grego e latim como comumente é realizado.

A Guarda Suíça e as três armas italianas, com suas respectivas bandas e uniformes coloridos, fizeram-se presentes para a solene cerimônia. A praça estava decorada com vegetação e flores doadas por produtores holandeses. As cores predominantes eram o branco e amarelo, cores do Vaticano.

Ao final da cerimônia, após cantado o Regina Coeli e entoado o Aleluia de Handel, o Santo Padre saudou alguns presentes e percorreu a Praça São Pedro no Jeep Papal para a alegria da multidão que o aguardava e o saudava efusivamente. Como tem feito nas suas passagens entre a multidão, parou diversas vezes para saudar alguns bebês e abraçou longamente um menino deficiente, numa cena comovente.

Por fim, Papa Francisco dirigiu-se ao balcão central da Basílica de São Pedro para conceder a bênção Urbi et Orbi e a Indulgência Plenária aos presentes e a quantos acompanhavam pelos meios de comunicação com a felicitação de Páscoa.

Leia mais
: Na mensagem de Páscoa, Francisco pede paz para todo o mundo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo