Encontro com párocos

Papa fala do progresso da fé na vida do sacerdote

Santo Padre se encontrou hoje com párocos de Roma, uma reunião já tradicional no início da Quaresma

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa reunido com os párocos de Roma / Foto: Rádio Vaticano

Papa reunido com os párocos de Roma / Foto: Rádio Vaticano

O Papa Francisco se encontrou nesta quinta-feira, 2, com os párocos da diocese de Roma. O encontro foi na Basílica de São João Latrão, na capital italiana.

Este é um momento já tradicional após a Quarta-feira de Cinzas, para ajudar o presbitério romano a percorrer de maneira frutífera o itinerário espiritual e pastoral da Quaresma. O retiro teve início com a Hora Média, seguida da liturgia penitencial guiada pelo bispo auxiliar Dom Angelo De Donatis. Francisco confessou alguns sacerdotes e, na sequência, fez a sua meditação.

O Papa propôs ao clero o tema do progresso da fé na vida do sacerdote, partindo da exortação dos discípulos contida no Evangelho de Lucas: “Senhor, aumenta-nos a fé!”. O fio condutor da longa reflexão de Francisco foi a experiência de Simão Pedro, dividida em três momentos: a memória, a esperança e o discernimento.

Para Francisco, é sempre importante recordar a promessa do Senhor. A cruz é um ponto firme, como o lema de São Bruno: “A Cruz está fixa enquanto o mundo gira”. É como um jogo de basquete, afirmou o Papa, o pé está firme no chão para proteger a bola. Fazer memória das graças recebidas confere à fé a solidez da encarnação.

Já a esperança é o que abre a fé às surpresas de Deus. O Papa destacou que Deus é sempre maior do que tudo aquilo que se possa pensar e imaginar sobre Ele. A abertura da esperança confere à fé frescor e horizonte. Não se trata de abrir a uma imaginação para projetar fantasias e desejos próprios, mas a abertura que provoca contemplar a espoliação de Jesus.

Por fim, o discernimento é o que concretiza a fé, que a torna “operosa por meio da caridade”, aquilo que permite dar um testemunho crível. “O discernimento do momento oportuno (kairos) é fundamentalmente rico de memória e de esperança: recordando com amor, fixa o olhar com lucidez àquilo que melhor guia rumo à Promessa”.

Neste caminho da progressão da fé, o mal está sempre à espreita, através das tentações e das provações. O mal, afirmou o Papa, tem a sua origem num ato de orgulho espiritual e nasce da soberba de uma criatura perfeita.

Em sua trajetória, Simão Pedro experimenta inúmeros momentos em sua vida, porém com uma única lição: aquela do Senhor que confirma a sua fé para que ele confirme a fé do seu povo. “Peçamos também nós a Pedro de nos confirmar na fé, para que nós possamos confirmar a fé de nossos irmãos.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo