Juramento

Papa aos novos recrutas da Guarda Suíça: "Servir a potência da fé"

“Sois chamados a ser fortes e valorosos, suportados pela fé em Cristo e pela sua palavra de salvação”

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco recebeu na manhã deste sábado, 6, 40 novos recrutas da Guarda Suíça Pontifícia que hoje vão prestar juramento, chamando-os a potencializar a fé através do serviço que prestam.

“Hoje não sois chamados ao sacrifício da vida, mas a outro sacrifício não menos árduo: a servir a potencia da fé”, referiu Francisco lembrando a morte de 147 guardas, durante o Saque de Roma de 6 de maio 1527, data simbólica do juramento da Guarda Suíça.

“Sois chamados a ser fortes e valorosos, suportados pela fé em Cristo e pela sua palavra de salvação. A vossa presença na Igreja, o vosso importante serviço no Vaticano é uma ocasião para crescer como corajosos soldados de Cristo”, sublinhou o Papa.

O grupo de recrutas participou de um novo modelo de formação adaptado às exigências dos tempos atuais, que incluiu provas durante um mês no Centro de Treinos da Polícia do Cantão suíço de Ticino, em Isone, antes do curso realizado no Vaticano, informa a Rádio Vaticano.

Os recrutas foram convidados a viver a irmandade e uma “vida exemplarmente cristã”, radicada na fé que os levou a “abraçar este serviço”.

Francisco convidou os guardas a darem testemunho do Evangelho mesmo nos pequenos gestos quotidianos aos quais se deve dar um significado sempre novo, por forma a criar no seio do Corpo da Guarda Suíça um estilo de comportamento harmonioso, respeito e em comunhão com os superiores, e externamente, se exprima no acolhimento, na gentileza, na paciência.

O Papa exprimiu ainda o seu reconhecimento a todo o Corpo da Guarda Suíça pela diligência e solicitude com que desempenha este serviço.

À tarde, no Pátio de São Dâmaso, dentro do Vaticano a cerimônia de juramento dos novos recrutas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo