Solidariedade espiritual

Francisco envia videomensagem aos cristãos perseguidos no Iraque

O Santo Padre envia a sua saudação e expressa sua solidariedade espiritual para com o povo iraquiano, através do cardeal Philippe Barbarin

Da redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco enviou, nesta sexta-feira, 5, através do Cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon, na França, uma videomensagem ao povo e aos cristãos do Iraque, vítimas de perseguições.

O Cardeal Barbarin, em visita de dois dias ao Iraque, encontrará os cristãos perseguidos, refugiados em Ebril, no Curdistão iraquiano. O objetivo da sua viagem tem duplo significado: assegurar a contínua solidariedade espiritual da Igreja europeia aos cristãos no Iraque e fazer um rastreamento local das ajudas humanitárias enviadas à região.

Em sua mensagem, o Santo Padre envia a sua saudação e expressa sua solidariedade espiritual para com o povo iraquiano, através do cardeal Philippe Barbarin.

O Papa Francisco agradece pelo testemunho cristão dessa população e lembra as dores e as feridas causadas pelas violências às mães, crianças, idosos e desabrigados. O Santo Padre expressa a sua preocupação pela perseguição de um grupo extremista fundamentalista naquela região, que causa sofrimentos desumanos a inteiras comunidades, sobretudo cristãos e yazidas, por causa da sua identidade étnico-religiosa.

Os cristãos e yazidas foram expulsos com a força das suas casas e forçados a deixar seus bens para salvar a própria vida, sem renegar à sua fé. A violência destruiu edifícios sagrados, monumentos, símbolos religiosos e patrimônios culturais.

Como líderes religiosos, diz o Papa, temos a obrigação de denunciar tais violações da dignidade e dos direitos das pessoas!

Depois, o Pontífice citou o exemplo de Santa Teresa do Menino Jesus, que dizia: “Eu e a Igreja nos sentimos como uma vara: quando chega o vento ou a tempestade, ela enverga, mas não quebra”. “Assim são vocês neste momento: se envergam como uma vara, por causa das dores e dos sofrimentos, mas não se quebram. Pelo contrário, mantêm a sua fé e dela dão testemunho! Vocês são as varas de Deus!”, disse o Papa.

O Santo Padre concluiu a sua Mensagem invocando o Espírito Santo, que renova todas as coisas, para que dê, a cada um, a força e a resistência; exorta a uma maior convergência internacional para resolver os conflitos, que ensanguentam aquelas terras, contrastar as causas que levam as pessoas a deixar sua pátria e dar condições para permanecer ou retornar às suas casas.

No próximo dia 8, solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco pedirá a todas as comunidades cristãs para rezar a Nossa Senhora por aqueles cristãos perseguidos e sofridos em terras iraquianas: “A sua resistência é um verdadeiro martírio e um orvalho que fecunda!”, disse.

Esta Mensagem papal foi levada àquelas populações perseguidas pelo Cardeal Barbarin, que guia uma delegação composta de uma centena de voluntários, recebidos pelo Patriarca da Babilônia dos Caldeus, Louis Rafael I Sako. “Rezaremos não só pelos nossos irmãos no Iraque, mas também junto com eles”, declarou o Cardeal ao partir para o Iraque.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo