Proximidade

Em Mirandola, Papa se encontra com vítimas de terremoto

Em visita à diocese de Carpi, Papa levou sua proximidade às vítimas do terremoto em maio e 2012

Rádio Vaticano

Papa cumprimenta moradores de Mirandola, cidade atingida por terremoto em maio de 2012 / Foto: Reprodução CTV

Antes de regressar ao Vaticano neste domingo, 2, após a visita à diocese de Carpi, o último compromisso do Papa na região italiana Emilia-Romagna foi com os moradores de Mirandola, outro município afetado pelo terremoto de maio de 2012.

Diante da Catedral que ficou parcialmente destruída, “sob os sinais visíveis de uma provação tão dura”, Francisco recordou a visita de seu predecessor, Bento XVI, logo depois do terremoto para levar solidariedade e o seu encorajamento pessoal a toda a comunidade eclesial. “E hoje eu estou aqui entre vocês para confirmar o afeto de toda a Igreja e para testemunhar a cada um a minha proximidade e o meu encorajamento pelo caminho que ainda resta por fazer na reconstrução”.

Leia também
.: “Não deixe-se aprisionar pelos escombros da vida”, diz Papa

O Papa disse estar consciente dos danos que o tremor provocou no patrimônio humano e cultural da região. “Mas penso sobretudo nas feridas interiores: o sofrimento de quem perdeu seus entes e de quem viu os sacrifícios de toda uma vida se perderem”, disse o Pontífice, louvando o espírito batalhador da população.

“As feridas foram sanadas, mas ficaram e ficarão para sempre as cicatrizes”, afirmou o Papa, encorajando a população a crescer os filhos “na coragem, dignidade e fortaleza que tiveram no momento das feridas”.

“Os meus votos são de que jamais faltem força de ânimo, esperança e as dotes de laboriosidade, que é uma característica de vocês. Permaneça firme a intenção de não ceder ao desencorajamento diante das dificuldades”, acrescentou Francisco, pedindo um esforço a mais para reconstruir o centro histórico da cidade.

O último pensamento do Pontífice foi dedicado às vítimas do sismo. “Diante da Catedral, símbolo da fé e da tradição deste território e gravemente danificado pelo terremoto, elevo com vocês ao Senhor uma fervorosa oração pelas vítimas do sismo, pelos seus familiares e por aqueles que ainda vivem em situação precária”.

Sobre o altar da Catedral, disse ainda o Papa, “depositei flores em memória de quem nos deixou no terremoto”. E concluiu: “Daqui duas semanas celebraremos a Páscoa da Ressurreição. Que a força do Senhor ressuscitado ampare o seu empenho em completar a reconstrução e anime sua esperança”.

Depois do discurso, o Papa saudou alguns moradores de Mirandola.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo