A misericórdia tem sempre o rosto jovem, diz Papa à juventude

Na cerimônia de acolhida, Papa deixou aos jovens mensagem sobre misericórdia e alegria de viver

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa fala a jovens do mundo inteiro na cerimônia de acolhida na JMJ / Foto: Reprodução CTV

Papa fala a jovens do mundo inteiro na cerimônia de acolhida na JMJ / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco participou nesta quinta-feira, 28, da cerimônia de acolhida dos jovens da Jornada Mundial da Juventude, em curso em Cracóvia. Com sua típica simplicidade, foi de trem que ele se deslocou até o Parque Blonia, local do encontro.

Três jovens foram escolhidos para fazer uma breve saudação ao Papa: uma jovem asiática, uma do leste europeu e uma brasileira. Como presente, os jovens entregaram ao Papa um “kit do peregrino”.

Acesse
.: Íntegra do discurso

Em seu discurso, o Papa partiu do tema dessa Jornada, “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7), destacando que é o próprio Jesus que diz isso, foi Ele que convocou os jovens para esse encontro. “Juntos faremos desta Jornada uma verdadeira Festa Jubilar”.

Francisco disse que é bonito ver como tantos jovens abraçam a vida; essa é uma questão que toca seu coração desde quando ele era bispo. “Quando Jesus toca o coração dum jovem, duma jovem, estes são capazes de ações verdadeiramente grandiosas”.

E sabendo da paixão que os jovens colocam em sua missão, o Papa enfatizou que a misericórdia tem sempre o rosto jovem, uma vez que um coração misericordioso não se acomoda, mas sabe ir ao encontro dos outros.

“Um coração misericordioso sabe ser um refúgio para quem nunca teve uma casa ou perdeu-a, sabe criar um ambiente de casa e de família para quem teve de emigrar, é capaz de ternura e compaixão. Um coração misericordioso sabe partilhar o pão com quem tem fome, um coração misericordioso abre-se para receber o refugiado e o migrante. Dizer misericórdia juntamente convosco é dizer oportunidade, dizer amanhã, compromisso, confiança, abertura, hospitalidade, compaixão, sonhos”.

Jovens em festa acolhendo o Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV

Jovens em festa acolhendo o Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV

“Jovens aposentados”

O Santo Padre disse que fica triste quando encontra jovens que parecem “aposentados” antes do tempo, jovens que desistiram antes do jogo, que caminham com o rosto triste, como se a vida não tivesse valor. Esses são jovens “chateados” e “chatos”, disse, que correram atrás de vendedores de “falsas ilusões” e tiveram roubado o melhor de si.

O Papa então perguntou aos jovens se eles querem uma vida alienante ou uma vida com a força da graça e já indicou o caminho para uma vida renovada: Jesus Cristo.

“Peçamos ao Senhor: lançai-nos na aventura da misericórdia! Lançai-nos na aventura de construir pontes e derrubar muros, lançai-nos na aventura de socorrer o pobre (…) Queremos acolher-Vos nesta Jornada Mundial da Juventude, queremos afirmar que a vida é plena quando é vivida a partir da misericórdia; esta é a parte melhor que nunca nos será tirada”.

A cerimônia de acolhida encerrou a agenda de hoje do Papa, que mais cedo visitou o Convento das Irmãs da Apresentação e o Santuário de Czestochowa, onde presidiu a Missa pelos 1050 anos de batismo da Polônia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo