Continente americano

Aparecida sediará primeiro Congresso Continental da Misericórdia

Com o lema “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem” (Lc 1, 5), o congresso deve reunir devotos de todo o continente americano

congresso misericórdiaO Primeiro Congresso Continental da Misericórdia (ACCOM) será realizado durante os dias 22 e 25 de junho deste ano, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo.

Com o lema “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem” (Lc 1, 5), o congresso tem como objetivo refletir o “Misericordiae Vultus”, o rosto Misericordioso de Deus, como um estilo de ser Igreja para favorecer o caminho da Nova Evangelização no Continente Americano e no mundo.

O ACCOM é o primeiro que acontecerá no Continente Americano, e marca os 300 anos do encontro da venerada imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O congresso marca também os 10 anos do encontro dos Bispos do CELAM na cidade sede, e terá Dom Raymundo Damascenos Assis, Arcebispo de Aparecida, como anfitrião, e Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, como animador. Além disso, contará com diversas comunidades e instituições que serão responsáveis pelas orientações catequéticas, litúrgicas e teológicas, pela acolhida, entre outras atividades. 

O início

O Congresso Continental da Misericórdia nasceu a partir dos Congressos Mundiais da Misericórdia, o WACOM, apresentado pelo Vaticano entre os dias 2 e 6 de abril de 2008 em Roma, Itália. A primeira vez que o WACOM foi realizado coincidiu com o terceiro aniversário de morte de São João Paulo II e teve sua edição mais recente no ano de 2014, na cidade de Bogotá.

Desde o início, os Congressos da Misericórdia têm sido continuamente mantidos em toda a Igreja universal e sustentados regularmente, de modo que cada Congresso Mundial é seguido por um Congresso Continental e por um Congresso Nacional e, então, de volta a outro Congresso Mundial.

O projeto foi apresentado pelo Cardeal Schönborn ao Papa Emérito Bento XVI, em fevereiro de 2006, e recebeu seu encorajamento e bênção. Em dezembro de 2006, padre Patrice Chocholski, Secretário Geral do Congresso, se reuniu com o Cardeal Stanislaws Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, ex-secretário particular do Papa João Paulo II, que acolheu com entusiasmo o projeto e declara seu “total empenho” e “total apoio” ao Congresso.

Outras informações sobre ACCOM podem ser encontradas no site do evento: www.accom2017.org/br/

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo