Discurso do Papa na visita a Obra Social "Nen Déu" em Barcelona

Leia na íntegra discurso do Papa Bento XVI em sua visita a Obra Benéfico-Social Nen Déu, de Barcelona, na Espanha, neste domingo, 7.

Sua Eminência.
Queridos irmãos bispos,
Distintas Autoridades,
Queridos Padres, Seminaristas e religiosos,
Queridos irmãos e irmãs,
Queridos amigos.

É um prazer ter a oportunidade de encontrar todos vocês que representam esta obra centenária que é a Benéfico-Social del Nen Déu. Agradeço ao Arcebispo de Barcelona Cardial Lluís Martínez Sistach, Irmã Rosário, Superior desta Comunidade, jovem Antônio e María del Mar que falaram, bem como, as crianças que cantaram maravilhosamente. E a todos vocês que me deram boas vindas.

Agradeço todos presentes, em particular os Patronos da Obra, a Madre Superiora e as Religiosas Franciscanas do Sagrado Coração, as crianças, os jovens e os adultos desta instituição, seus pais e parentes, bem como os profissionais e voluntários que cuidam deste louvável trabalho.

Gostaria de expressar minha apreciação as autoridades, e os convido a aumentar os esforços para providenciar a adequação dos atendimentos sociais e assistenciais que eles mais precisam. Quero agradecer a todos que com generosidade apoiam, fortalecem e sustentam esta instituição privada de bem estar como esta Escola Especial de Educação Nén Déu. Ao mesmo tempo  muitas outras Casas de Apoio estão passando por sérias dificuldades econômicas, os cristãos precisam multiplicar os gestos concretos e eficaz de solidarização constante, mostrando deste modo a caridade que é a marca da nossa vida cristã.

A dedicação da Basílica da Sagrada Família, nesta manhã destacou que as igrejas são o sinal do verdadeiro santuário de Deus entre os homens. Aqui, eu gostaria de enfatizar como, através dos esforços da Igreja e instituições similares, incluindo a nova residência, que quisestes colocar o nome do Papa, é claro que, para o cristão, cada homem e mulher é um verdadeiro santuário de Deus, e devem ser tratados com o maior respeito e carinho, sobretudo quando estão em necessidade. Desta forma, a Igreja deseja pôr em prática as palavras do Senhor no Evangelho: “Eu digo a você, como você fez para um dos menores dos meus irmãos, você fez isso comigo” (Mt 25: 40). Nesta terra, estas palavras de Cristo têm motivado muitos filhos e filhas da Igreja a dedicar suas vidas ao ensino, às obras de assistência e do cuidado dos doentes e os portadores de necessidades especiais. Inspirado por seu exemplo, peço-vos que continuem a prestar cuidado amoroso para o menor e os mais necessitados, dando-lhes o melhor de si mesmos.

Nas décadas mais recentes é notável os avanços da medicina que trazido para o cuidado destas pessoas portadoras de necessidades especiais, avanços que tem sido acompanhado pelo crescimento da convicção da importância do cuidado e do tratamento humano para o resultado positivo da cura deste processo. Portanto, é indispensável o desenvolvimento de novas tecnologias no campo da medicina que não desrespeite a vida humana e sua dignidade. Aqueles que sofrem com doenças físicas ou outras limitações possam receber o amor e a atenção necessárias para que se sintam como pessoas valorizadas em suas necessidades concretas.

Agora volto a dizer para vocês queridas crianças e jovens, deem graças a Deus por suas vidas por terem olhos preciosos e asseguro que vocês têm um lugar especial no coração do Papa. Eu rezo por vocês todos os dias e peço que vocês me ajudem com suas orações a ter mais fé o compromisso da missão que Cristo me confiou.

Eu sempre me lembro nas minhas orações daqueles que se dedicam a ajudar os que sofrem, e aqueles que trabalham incansavelmente para que os portadores de necessidades especiais possam ocupar o seu lugar na sociedade e não ser marginalizado por causa de suas limitações. A este respeito, gostaria de reconhecer, de modo especial, a testemunha fiel de sacerdotes e de pessoas que visitam os doentes em casa, em hospitais ou outras instituições especializadas. Eles encarnam importante que o ministério de consolo diante da fragilidade humana, que a Igreja pretende realizar na imitação do bom Samaritano (cf. Lc 10,29-37).

Pela intercessão de Nossa Senhora da Misericórdia e de Madre Carmem do Menino Jesus, que Deus abençoe todos aqueles que compõem a grande família da Obra esplêndida, bem como seus entes queridos e os que colaboram com o trabalho desta instituição e aqueles semelhantes a ele. Como penhor da presente, de coração concedo a todos a Bênção Apostólica.

Leia mais
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Espanha

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo