Discurso do Papa na visita à Catedral de Santiago de Compostela

Sua Eminência.
Queridos irmãos bispos,
Distintas Autoridades,
Queridos Padres, Seminaristas e religiosos,
Queridos irmãos e irmãs,
Queridos amigos.

Grato Arcebispo Xulián Barriode Santiago de Compostela pelas palavras. Cumprimento vocês com muita afeição no Senhor e com gratuidade pela  presença de vocês neste lugar muito significante.

Seguindo a peregrinação não é simples visitar um lugar com tantos admiráveis tesouros da natureza, arte ou história. Uma peregrinação realmente marcada pelo encontro com Deus onde Ele tem se revelado, onde a graça tem sido derramada com particular esplendor e ricos frutos de conversão e santificação para quem crer. Acima de tudo cristão sigam a peregrinação a Terra Santa, para os lugares associados com a Paixão de Nosso Senhor, morte e ressurreição.

Eles vão para Roma, a cidade do martírio de Paulo e Pedro e também de Compostela, que, associado com a memória de São Tiago, tem recebido peregrinos de toda parte do mundo que tem o desejo de fortalecer seus espíritos com os Apóstolos testemunhas da fé e do amor.

Neste ano Santo de Compostela, eu também como sucessor de Pedro, desejei vir em peregrinação para a “Casa de São Tiago” em preparação para a celebração 800º aniversário de sua consagração. Eu venho confirmar sua fé, seu estímulo para esperança e para sua confiança na intercessão apostólica, suas aspirações, suas lutas e trabalho em serviço do Evangelho.

Abracei a venerável estátua de São Tiago, também, rezei pelas crianças da Igreja, que tem sua origem no mistério da comunhão com Deus.

Através da fé introduzimos o mistério do amor que é a Santíssima Trindade em que somos abraçados por Deus, transformados pelo seu amor. A Igreja é este abraço de Deus, em que os homens e a mulheres aprendem também a abraçar os irmãos e as irmãs e descobre neles a divina imagem e semelhança que constitui a mais profunda verdade de suas existência, e que é a origem da genuína liberdade.

Verdade e Liberdade estão próximas e necessariamente relacionadas. Honestamente buscar e aspirar a verdade é a condição da autêntica liberdade. Uma não pode viver sem a outra. A Igreja que
deseja servir sem reservas a pessoa humana e sua dignidade, se levanta a serviço de ambas, liberdade e verdade.

A Igreja não pode renunciar nenhuma delas, porque o que está em jogo é o próprio homem, porque a Igreja é movida pelo amor do homem, “a única criatura na Terra que Deus quis para Ele” (Gaudium et Spes, 24), e porque sem esta inspiração da verdade, justiça e liberdade o homem se perderia nele mesmo.

De Compostela, o coração espiritual da Galácia e ao mesmo tempo a escola da  ilimita universalidade, permite-me exortar toda a fé desta amada Arquidiocese,e a Igreja da Espanha para viver e ser iluminada pela fé de Cristo, confessando a fé com alegria, consistência e simplicidade, no lar, no trabalho e com comprometimento com os cidadãos.

Que a alegria de saber que somos filhos amados de Deus levá-lo a um amor sempre mais profundo para a Igreja e para cooperar com ela em seu trabalho de conduzir todos os homens e mulheres a Cristo. Ore ao Senhor da messe que muitos jovens vão se dedicar a esta missão no ministério sacerdotal e à vida consagrada: hoje, é tão interessante como sempre dedicar uma vida inteira para o anúncio da boa nova do Evangelho.

Não posso concluir sem antes expressar o meu apreço e gratidão para com os católicos da Espanha para a generosidade com que eles sustentam tantas instituições de caridade e de desenvolvimento humano. Continuar a manter estas obras que beneficiam a sociedade como um todo, e cuja eficácia foi demonstrada em um modo especial na atual crise econômica, bem como grave quando as catástrofes naturais afetaram alguns países.

[Em galego:] Com estes sentimentos, peço a Deus Todo-Poderoso conceda a todos vocês a confiança que São Tiago mostrou no testemunho de Cristo ressuscitado. Desta forma, você pode ser fiel nos caminhos da santidade e passar-se para a glória de Deus e o bem de nossos irmãos e irmãs mais necessitados. Obrigado.

Leia mais
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Espanha

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo