Ângelus do Papa em sua visita à Espanha

Veja a íntegra do Ângelus do Papa Bento XVI proferida na manhã deste domingo, 7, na Praça da Igreja da sagrada Família em Barcelona, Espanha:

Irmãos e irmãs no Nosso Senhor Jesus Cristo,

Ontem, em Porto Alegre, no Brasil, houve uma grande cerimônia para a beatificação da Serva de Deus Maria Barbara da Santíssima Trindade, fundadora da Congregação das Irmãs do Coração Imaculado de Maria. A Fé profunda e ardente caridade com a qual ela seguiu Cristo, suscitou em muitos o desejo de dedicar completamente a própria vida à maior glória de Deus e ao serviço generoso dos irmãos, sobretudo dos mais pobres e necessitados.

Hoje, tive uma grandíssima alegria ao dedicar esta igreja Àquele que, Filho do Altíssimo, esvaziado de si mesmo, fazendo-se homem e, protegido por José e Maria, no silêncio da casa de Nazaré, sem palavras nos ensinou a dignidade e os valores primordiais do matrimônio e da família, esperança da humanidade, na qual a vida recebe acolhida, desde o sua concepção, até o seu fim natural. Ele nos ensinou também que toda a Igreja, escutando e colocando em prática a sua Palavra, se transforma na sua família. E, ainda mais, nos concedeu  a missão de ser semente de fraternidade que, semeada em todos os corações, alimenta a esperança.

Impregnado pela devoção à Sagrada Família de Nazaré, que São José Manyanet difundiu entre o povo catalão, o gênio de Antonio Gaudì, inspirado pelo ardor de sua fé cristã, conseguiu transformar esta igreja num louvor à Deus de pedra. Um louvor à Deus que, assim como protagonizaram as pessoas mais humildes e simples. De fato, Gaudì, com sua obra, queria levar o Evangelho a todo o povo.

Por isso concedeu as três árcades no exterior como uma catequese de Jesus Cristo, como um grande rosário, que é a oração dos simples, onde se pode contemplar os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos de Nosso Senhor. Não somente: e, colaboração com o pároco, Dom Gil Parés, desenhou e finalizou com as próprias finanças a criação de uma escola para os filhos dos pedreiros e para as crianças das famílias mais humildes do bairro, em seguida, um subúrbio de marginalizados de Barcelona. Fazendo assim, tornou-se realidade a convicção que exprimia com estas palavras: “Os pobres devem sempre encontrar acolhida na igreja, que é caridade cristã”.

Esta manhã, tive a satisfação de dedicar esta Basílica menor. Nessa, homens e mulheres de todos os continentes admiração a fachada da natividade. Neste momento, nós meditamos o Mistério da Encarnação e elevamos nossas orações à Mãe de Deus com as palavras do Anjo, confiando a nossa vida a da Igreja , enquanto imploramos o dom da paz para todos os homens de boa vontade.

Leia mais
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Espanha

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo