Bento XVI em Sidney

Papa celebra missa e prepara-se para a JMJ 2008

Esta manhã, 14, o Papa Bento XVI celebrou uma Missa, na casa de campo do Opus Dei-Centro de Estudos de Kenthurst, local onde permance em oração e descanso antes de iniciar suas atividades na JMJ. Participaram da missa seus dois secretários, alguns sacerdotes do Opus Dei e os funcionários do Centro de Estudos. Depois de tomar café da manhã e de ter feito um breve passeio, o Papa retornou aos seus aposentos para concentrar sua atenção nos discursos que deve pronunciar nos próximos dias.

O Cardeal-arcebispo de Sydney, George Pell, e seu bispo auxiliar Anthony Fisher, coordenador da JMJ, fizeram um passeio com o Papa e depois almoçaram com ele, para colocá-lo a par da situação geral do grande evento.

Na parte da tarde, Bento XVI fez um passeio a pé com seus secretários e, enfim, participou de um concerto, que lhe foi oferecido pela Orquestra Sinfônica de Sidney, que executaram obras de Schubert, Mozart e Schumann.

Depois de três dias de descanso, no Centro de Estudos do Opus Deis, na noite de quarta-feira, Bento XVI se transferirá à Residência Episcopal ao lado da Catedral de Sydney, onde ficará hospedado durante a JMJ, até retornar a Roma, até a manhã do dia 21.

O encontro propriamente dito dos jovens, provenientes de todos os continentes, terá início amanhã, em preparação imediata ao encontro com Bento XVI.

No entanto, continuam a chegar jovens das cidades australianas e das vizinhas Ilhas do Pacífico, da Nova Zelândia, que nunca participaram de uma JMJ: é o que afirma o Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, aos jornalistas que estão dando cobertura a esta IX Viagem Apostólica de Bento XVI.

“Contrariamente às expectativas”, disse o Cardeal Bertone, “o número dos jovens na JMJ é bem maior que as previsões: mais de 500 mil pessoas: um número que tende a aumentar no momento culminante do evento, sábado e domingo, na presença do Papa”.

Os grupos mais numerosos, além dos australianos, são provenientes dos EUA (25 mil), da Itália (cerca de 10 mil), e muitos outros da Alemanha, Espanha e Filipinas. Além dos jovens, estão presentes também em Sidney 8 mil voluntários, 2 mil sacerdotes, 700 cardeais e bispos, mais de 2 mil jornalistas.

Os numerosos bispos do mundo foram convidados também para dar assistência espiritual, junto com os sacerdotes, aos jovens de seus respectivos países e línguas.

Entre os bispos do Brasil encontra-se Dom Eduardo Pinheiro da Silva, auxiliar de Campo Grande (MS), representante da CNBB, que fala sobre a preparação dos jovens brasileiros e do encontro propriamente dito em Sidney: “Os jovens estão se preparando para o esperado encontro com o Papa com jornadas de reflexão e de oração, entre as quais uma série de catequeses. Tais catequeses são confiadas aos bispos do mundo inteiro, em suas respectivas línguas.”

Bento XVI encontra-se na Austrália, desde ontem. Uma vídeo-mensagem gravada pelo Papa aos jovens peregrinos que participarão da JMJ, foi divulgada, assim que o Papa chegou ao local.

.: Confira cobertura da JMJ 2008

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo