Abertura

Em clima de festa, Missa abre oficialmente a JMJ 2008

A celebração de abertura da XXIII Jornada Mundial da Juventude foi presidida pelo Arcebispo de Sidney, Cardeal George Pell, que deu as boas vindas aos 100 mil jovens presentes na cidade que a partir de hoje acolhe este grande encontro com a juventude de todo o mundo.

Os jovens lotaram o Porto de Barangaroo, um dos mais famosos e bonitos do país, por toda a cidade estavam montados telões gigantes onde se aglomeravam os muitos jovens que não couberam em Barangaroo. Neste mesmo lugar, depois de amanhã, os jovens darão as boas-vindas ao Papa Bento XVI.

.: Leia a homilia na íntegra

Participaram da Santa Missa inaugural 26 Cardeais, 400 bispos, cerca de 4 mil sacerdotes, e os milhares de jovens provenientes de 170 países dos cinco continentes.

O ambiente foi de enorme festa, com muita cor e música. Os bispos que marcaram presença, acompanhando as delegações de seus países, foram recebidos com grande entusiasmo.

Durante a sua homília, o Cardeal Pell destacou a necessidade de um comprometimento diante das escolhas que a vida nos oferece, para alcançarmos a felicidade.

“Não passem a vida sem tomar posição, pensando que é melhor não fazer escolhas, porque é cumprindo os compromissos que vocês poderão viver em plenitude. A felicidade, disse ainda, consiste em cumprir sempre os próprios deveres e obrigações, mesmo nas pequenas coisas, de modo que podemos preparar-nos para enfrentar compromissos cada vez maiores”, afirmou.

“Ser discípulos de Cristo – afirmou o Cardeal Pell – exige disciplina, sobretudo, autodisciplina e domínio de si, necessário para fazer desabrochar o amor encerrado em seus corações”.

Segundo ele, a presença de tantos jovens é um sinal de esperança que implica um espírito de missão. Em comunhão com esta mensagem, a oração dos fiéis que foi lida em língua portuguesa destacou precisamente à “confiança em Deus para que os jovens consigam ultrapassar todo o tipo de medos”.

E concluiu afirmando: “Espero que, com a força do Espírito Santo, vocês possam fazer parte do grande exército dos santos, que enriqueceu a história da humanidade, por gerações e gerações. Estes dias passarão rapidamente e, depois, deveremos voltar a enfrentar a nossa realidade cotidiana. Por certo período, alguns de vocês se confrontarão com uma vida amorfa e decepcionante. Porém, não se separem de Deus amoroso e do seu Filho Jesus”.

A Missa terminou com fogos de artifício.

Entre as várias curiosidades encontradas destaca-se um grupo da China Continental, que marca presença oficial pela primeira vez, e uma banda que interpretou música aborígene na abertura da cerimônia, dando um “toque local” a celebração que contou com música litúrgica de vários estilos.

Atividades com os jovens

No entanto, durante estes dias, os jovens estão se preparando espiritualmente para o momento culminante da JMJ: o encontro com o Papa na vigília de Oração, no sábado, e na celebração da Santa Missa conclusiva do evento, no domingo.

Entre as várias atividades, nestes dias, os jovens estão participando, em grupos lingüísticos, de uma série de catequeses, que foram confiadas aos bispos das Igrejas locais.

O Papa já se encontra no país, mas está aproveitando para descansar da viagem de 20 horas ao país, na residência do Opus Dei, a 25 km de Sidney, e inicia suas atividades nesta quinta-feira.

.: Confira cobertura da JMJ 2008

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo