Jornada Mundial da Juventude

Austrália cunha moedas comemorativas da JMJ 2008

Desde o dia 2 de janeiro, a Casa da Moeda de Perth está cunhando moedas comemorativas da Jornada Mundial da Juventude, Sidney 2008 (JMJ08) para celebrar a primeira visita de Bento XVI à Austrália.

As moedas possuem dois desenhos aprovados pelo Vaticano, uma moeda de ouro de uma onça e outra de prata de uma onça. Em ambas aparece a imagem do Papa, o logotipo da JMJ08 e a inscrição “World Youth Day Sydney 2008” (Jornada Mundial da Juventude Sidney 2008) no verso.

Sidney acolherá a XXIII Jornada Mundial da Juventude de 15 a 20 de julho com a participação de aproximadamente 125 mil visitantes internacionais.

O Diretor Executivo da JMJ 2008, Danny Casey, considera que esta emissão da moeda será popular tanto para os australianos como para os visitantes internacionais que desejem conservar uma recordação de tão histórico evento.

“Para muitos dos peregrinos e dos orgulhosos anfitriões australianos, a JMJ08 será um dos eventos mais significativos de suas vidas”, expressou.

“Estamos muito felizes por estar trabalhando com a Casa da Moeda de Perth oferecendo a todos os que estão envolvidos algo que poderão guardar e passar por gerações como uma lembrança de sua experiência”.

Ambas moedas comemorativas estão disponíveis em todo o mundo e foram emitidas como moedas de curso legal em virtude da lei australiana Currency Act de 1965.  Com uma produção limitada a não mais de 1 mil moedas de ouro e 25 mil de prata, elas deverão desaparecer rapidamente da venda.

“As moedas comemorativas da Jornada Mundial da Juventude 2008 marcarão a primeira vez que a figura de um Papa foi representada em uma moeda de curso legal na Austrália”, disse Ron Currie, diretor de vendas da Casa da Moeda de Perth.

“Nós nos sentimos muito orgulhosos de estar envolvidos neste evento que claramente tem um significado tão grande para os jovens de todo o mundo”.

O preço recomendado de venda ao público é de 1.750 dólares australianos pela moeda de ouro e 89,50 dólares australianos pela moeda de prata. Os preços incluem impostos.

As moedas poderão ser adquiridas através da Casa da Moeda de Perth (www.perthmint.com.au), através de comerciantes de moeda reconhecidos e alguns postos de vendas selecionados dos correios australianos. Todas as moedas vêm com seu certificado de autenticidade numerado.

Espera-se que a JMJ 08 atraia cerca de 500 mil pessoas, em sua imensa maioria jovens, que participarão no evento culminante, a missa final no Hipódromo de Randwick e no Parque Centennial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo