Nesta quinta-feira

Representante do Vaticano visita comunidades pacificadas no RJ

O responsável pelas viagens internacionais do Papa Francisco visita o Rio de Janeiro para definir a agenda do Santo Padre na JMJ

rio2013.com

A agenda de trabalho do responsável pelas viagens internacionais do Papa Francisco, Alberto Gasbarri, na manhã desta quinta-feira, 25, contemplou visita a Quinta da Boa Vista, passagem por comunidades pacificadas e reunião reservada no Palácio da Cidade.

A comitiva, formada pelo arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local, Dom Orani João Tempesta, e diretores da JMJ Rio2013 e representantes das três esferas de governo, passou pelas comunidades de Mangueira, Tuiuti, Jacarezinho, Mandela, Varginha e outras comunidades do Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio.

A Quinta da Boa Vista, um dos pontos turísticos da cidade, sediará a Feira Vocacional da JMJ Rio2013. Gasbarri recebeu, em mãos, a planta baixa do local com os pontos estratégicos de tendas de Adoração ao Santíssimo Sacramento e confessionários. Um heliporto também está sendo estudado para uma possível visita do Papa à Quinta. Uma visita à uma comunidade carente também foi sugerida ao Vaticano e está sendo estudada pelo grupo.

Toda a agenda do Papa Francisco no Brasil será anunciada, oficialmente, no dia 7 de maio.

Visitas anteriores

Gasbarri chegou ao Rio de Janeiro, na terça-feira, 23. A vinda ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

No primeiro dia, ele participou de reuniões reservadas com o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 (COL), Dom Orani João Tempesta, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, representantes dos governos federal, estadual e municipal, no Palácio São Joaquim e no auditório da Arquidiocese. Na tarde, visitou a Base Aérea do Galeão e o hotel Golden Tulip, em Copacabana.

Ele confirmou a participação do Papa nos Atos Centrais da JMJ (Cerimônia de Acolhida ao Papa, Via-Sacra, em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por Dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa.

Na quarta-feira, 24, ele esteve em Aparecida (SP) e, também visitou as instalações do Centro de Estudos do Sumaré, uma das possíveis residências do Sumo Pontífice durante a JMJ Rio2013, e o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, antigo Venerável Ordem Terceira (VOT). A visita do Papa a um hospital foi sugerida ao Vaticano e está sendo estudada.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo