África

Papa visita o Benin em novembro: saiba mais sobre Igreja no país

O Papa Bento XVI visitará o país africano do Benin entre os dias 18 e 20 de novembro.

“Haverá a entrega da Exortação Apostólica pós-sinodal, fruto do 2º Sínodo para a África de 2009, a celebração com o Santo Padre do ‘Jubileu dos 150 anos da evangelização do Benin’ e, enfim, a recordação do falecimento do Cardeal beninense Bernardin Gantin”, explica o vice-presidente do Comitê Organizador da viagem, Dom Eugène Houndekon.

“Com a sua escolha em efetuar uma viagem apostólica ao nosso País, o Pontífice quis homenagear a Igreja no Benin e reconhecer que essa representa um ponto de referência para toda a região”, explicam os missionários combonianos que trabalham na Paróquia de São Francisco de Assis, em Cotonou, capital do país.

“Entre as diversas comunidades religiosas, vive-se um clima de serena convivência e de ótima colaboração. Há um clima de alegria e participação para uma visita acolhida como uma bênção”, reforçam.

Será a segunda viagem de Bento XVI à África, após aquela realizada em março de 2009 aos Camarões e à Angola.

Acesse
.: Papa na África: Benin receberá visita em novembro


A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou alguns dados estatísticos sobre a Igreja Católica no país, referentes a 31 de dezembro de 2010.

População e estrutura eclesiástica
A população aproximada é de 8,779 milhões de pessoas, das quais cerca de 2,984 milhões são católicas – taxa de 34% da população. Há 338 paróquias e 10 circunscrições eclesiásticas (divisões territoriais e administrativas da Igreja, as dioceses e arquidioceses).

Pessoas engajadas na atividade de apostolado
Há 11 bispos, 684 sacerdotes diocesanos e 127 sacerdotes religiosos, bem como 139 religiosos não sacerdotes, 1.247 religiosas professas, 30 membros leigos de Institutos Seculares e 11.251 catequistas.

Indicadores de cuidado pastoral
Há uma média de 3.679 católicos para cada sacerdote, 221 católicos para cada agente de pastoral, 0,71 sacerdote para cada centro pastoral e 6,1 sacerdotes para cada 100 pessoas engajadas na atividade de apostolado.

Vocações sacerdotais
São 308 seminaristas menores e 497 maiores, uma média de 5,7 maiores para cada 100 mil habitantes e 16,7 maiores para cada 100 mil católicos, bem como 61,3 maiores para cada 100 sacerdotes.

Centros de instrução de propriedade e/ou direito eclesiástico/religioso
Há 217 escolas, incluindo maternais e primárias (com 31.899 estudantes), médias inferiores e secundárias (com 24.598 estudantes) e institutos superiores e universidades (com 1.274 estudantes).

Centros caritativos e sociais de propriedade e/ou direito eclesiástico/religioso
Os hospitais são 12, os ambulatórios são 64 e os leprosários são 3. As casas de acolhida para anciãos, inválidos e menores são 7, os orfanatos e berçários são 41. Os consultórios para famílias e outros centros para a proteção da vida somam 3 instituições, enquanto os centros especiais de educação ou reeducação social são 17. As outras instituições desse segmento são três.

Leia mais
.: Papa recebe credenciais do primeiro embaixador do Benin
.: Evangelizar é serviço precioso à fé, explica Arcebispo
.: Papa faz 4 viagens internacionais e 4 na Itália em 2011

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo