Encerramento

Papa se despede da Espanha confiando na fidelidade dos jovens

“Chegou o momento de nos despedirmos. Estes dias, que passei em Madri com uma representação tão numerosa de jovens da Espanha e do mundo inteiro, ficarão profundamente gravados na minha memória e no meu coração”, disse o Papa na cerimônia de encerramento da 26ª Jornada Mundial da Juventude, neste domingo, 21.

O rei Juan Carlos agradeceu a visita do Santo Padre e disse que certamente a JMJ 2011 deixa um grande marco na história da Espanha.

Bento XVI agradeceu os reis da Espanha e as autoridades pela hospitalidade e pelo apoio neste grande acontecimento, bem como todos os voluntários e toda a Igreja na Espanha que trabalharam com grande dedicação.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso do Papa na Cerimônia de Encerramento da JMJ 2011

.: Cobertura da JMJ 2011
.: Veja fotos da cobertura da JMJ 2011 no Flickr

“A Espanha é uma grande nação, que, numa convivência salutarmente aberta, plural e respeitadora, sabe e pode progredir sem renunciar à sua alma profundamente religiosa e católica. Manifestou-o uma vez mais nestes dias, ao aplicar a sua capacidade técnica e humana num empreendimento de tanta importância e futuro, como é este que facilita à juventude mergulhar as suas raízes em Jesus Cristo, o Salvador”, destacou o Papa.

Testemunho da juventude

Em especial, o Santo Padre agradeceu todos os jovens, protagonistas desta JMJ, que com alegria e entusiasmo foram testemunhas da fé.

“Transmitam a vossa alegria especialmente a quantos quiseram vir e pelas mais diversas circunstâncias não o puderam fazer, a tantos que rezaram por vós e a quantos a própria celebração da Jornada tocou o coração. Com a vossa solidariedade e testemunho, ajudai os vossos amigos e companheiros a descobrirem que amar Cristo é viver em plenitude”, pediu Bento XVI aos jovens.

Feliz e agradecido acima de tudo a Deus, que permitiu a celebração deste “Festival Jovem” com graça e emoção, carregada de dinamismo e esperança, o Papa deixa a Espanha.

“Sim, a festa da fé que compartilhamos permite-nos olhar em frente com muita confiança na Providência, que guia a Igreja pelos mares da história; por isso permanece jovem e cheia de vitalidade, mesmo enfrentando árduas situações. Isto é obra do Espírito Santo, que torna presente Jesus Cristo nos corações de jovens de cada época e, deste modo, lhe mostra a grandeza da vocação divina de todo o ser humano, salientou.

Para o Papa, esta também foi uma ocasião para provar como a graça de Cristo derruba os muros e franqueia as fronteiras que o pecado levanta entre os povos e as gerações, para fazer de todos os homens uma só família que se reconhece unida no único Pai comum, e que cultiva com o seu trabalho e respeito tudo o que Ele deu à humanidade na criação.

“Os jovens sempre respondem com prontidão quando se lhes propõe, com sinceridade e verdade, o encontro com Jesus Cristo, único Redentor da humanidade. Agora regressam às suas casas como missionários do Evangelho, ‘enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’ e terão necessidade de ajuda no seu caminho”, destacou o Pontífice.

Ânimo no retono

Bento XVI disse confiar, de modo particular aos bispos, sacerdotes, religiosos e educadores cristãos, o cuidado da juventude que deseja responder com entusiasmo ao chamado de Deus.

“Não há que desanimar com as contrariedades que, de diversos modos, se apresentam em alguns países. Mais forte do que todas elas é o anseio de Deus, que o Criador colocou no coração dos jovens, e o poder do Alto, que concede fortaleza divina aos que seguem o Mestre e a quantos buscam Nele alimento para a vida. Não tenhais medo de apresentar aos jovens a mensagem de Jesus Cristo em toda a sua integridade e convidá-los para os sacramentos, pelos quais nos torna participantes da sua própria vida”, enfatizou.

A chegada ao Aeroporto de Roma Ciampino está prevista para às 21h30 (horário local, 16h30 pelo horário de Brasília). Em seguida o Papa se tranferirá para o Palácio Pontifício de Castel Gandolfo.

Acesse
.: Quanto custa uma Jornada Mundial da Juventude?
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo