No Vaticano, Cruz da JMJ é entregue aos jovens do Panamá

Papa roga para que símbolos da JMJ revelem “o amor invencível de Cristo” nos lugares onde passarem

Da redação, com Rádio Vaticano

Jovens do Panamá carregam a Cruz das jornadas / Foto: Reprodução CTV

Como é tradição, ao final da Missa deste domingo de Ramos, 9, os jovens poloneses, que sediaram a última Jornada Mundial da Juventude, em 2016, entregaram os símbolos das jornadas aos jovens panamenhos, que sediarão o evento mundial em 2019: a cruz e o ícone de Maria Salus Populi Romani.

Pouco antes deste ato, o Papa Francisco saudou no Angelus todos os jovens que celebram hoje a JMJ em todas as dioceses do mundo. Entre os eventos mundiais, acontece todos os anos, no Domingo de Ramos, o evento em âmbito diocesano.

“É mais uma etapa da grande peregrinação, iniciada por São João Paulo II, que no ano passado nos reuniu em Cracóvia e que nos convoca ao Panamá, em janeiro de 2019”, destacou o Santo Padre.

Francisco pediu ao Senhor para que a Cruz, junto ao ícone de Maria, faça crescer a fé e a esperança, nos lugares em que passar, “revelando o amor invencível de Cristo”.

Jovens poloneses entregam a Cruz das jornadas aos panamenhos / Foto: Reprodução CTV

Temas das JMJs até 2019

O tema da 32ª edição da JMJ é “O Todo-poderoso realizou grandes coisas em meu favor”, extraído do Evangelho de Lucas 1, 49.

O Papa Francisco escolheu e dedicou a Maria os temas para o percurso trienal das próximas Jornadas Mundiais da Juventude.  Para 2018, o tema escolhido pelo pontífice é “Não temas, Maria, porque encontraste graça junto de Deus”.

E para a 34ª Jornada Mundial da Juventude que se realizará no Panamá, em 2019, “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Os três temas anunciados tem como objetivo dar uma conotação mariana forte ao itinerário espiritual das próximas JMJ, recordando ao mesmo tempo a imagem de uma juventude a caminho entre passado (2017), presente (2018) e futuro (2019), animada pelas três virtudes teologais: fé, caridade e esperança.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo