"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

Cracóvia 2016

JMJ: Exposição retratará João Paulo II, defesa da vida e vocação

Cerca de 20 exposições diferentes, variando em forma e conteúdo,  retratarão a vida de João Paulo II, a ação pró-vida, vocação e outros temas

Da redação, com COL JMJ Cracóvia

Pintura, fotografia, ícones, histórias em quadrinhos, apresentações e improvisos serão apresentados em exposições organizadas no âmbito do Festival da Juventude. Os trabalhos serão apresentados por artistas da Polônia, França, Argentina, Estados Unidos, entre outros.

Serão cerca de 20 exposições diferentes, variando em forma e conteúdo e aludindo à vida de João Paulo II, à ação pró-vida, vocação e outros temas. Dentre os trabalhos desenvolvidos, estão as placas mostrando peregrinações de escoteiros para a Itália, Santuários Marianos Europeus e pôsteres relativos à Divina Misericórdia importados da Argentina. Uma parte importante das exposições será o trabalho do falecido Eugeniusz Mucha, notável artista da pintura sacra contemporânea.

Um dos artistas convidados para o Festival da Juventude é a irmã religiosa Terezja Maria Piękoś, que trará da Dinamarca um mosaico impresso criado juntamente com crianças dinamarquesas que mostra a história da salvação.

Os Jovens Embaixadores que viajam pela Europa em um “Busem do marzeń” (‘Ônibus para os Sonhos’) promovendo o encontro com o Papa em julho, irá apresentar os impactos desse projeto no festival da juventude, como uma coleção de livros de histórias em quadrinhos intitulado “Kilometr dla papieża” (‘Quilômetro para o Papa’). Haverá também uma exposição preparada por americanos relacionada ao tema pró-vida, utilizando motocicletas.

Parte das exposições será aberta às vésperas da Jornada Mundial da Juventude, enquanto outras peças poderão ser vistas bem antes. Diferentes lugares da cidade, como museus, igrejas e ambientes ao ar livre vão receber as exposições.

De acordo com a coordenadora das Exposições, Julia Basista, as galerias preparadas oferecerão aos peregrinos e moradores de Cracóvia a chance de “descansar”. “E quem sabe talvez, essas pessoas possam se envolver na proteção da vida, ajudar as pessoas com deficiência ou se interessar pela comunidade das Irmãs de Maria, Rainha dos Apóstolos”, disse Julia.

Além das tradicionais exposições, haverá também espetáculos ao vivo. Um dos artistas é Julien Touchard, da França. Desde já, ele está encorajando todos a enviar fotos pessoais para handbyhandproject@gmail.com. As fotografias enviadas serão impressas e dispostas em uma obra de arte na frente de um público em Plac Niepodległości.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo