Papa vê na Alemanha uma Igreja 'jovem' e 'com imaginação'

Ao despedir-se da Alemanha, Bento XVI assegurou que os milhares de rapazes e moças que participaram nas Jornadas Mundiais da Juventude mostraram uma Igreja “jovem” e “com imaginação”.

O Santo Padre se despediu de sua terra natal no aeroporto de Colônia-Bonn e dirigiu sua última saudação de sua primeira viagem apostólica internacional como bispo de Roma após ter recebido a afetuosa saudação do presidente da República Federal Alemã, Horst Kohler.

“Os jovens de todos os continentes e culturas, estreitamente unidos com fé em torno a seus Pastores e ao Sucessor de Pedro, fizeram visível uma Igreja jovem, que com imaginação e valentia quer esculpir o rosto de uma humanidade mais justa e solidária”, afirmou o Papa.

“Agora regressam a seus povos e cidades para testemunhar a luz, a beleza e o vigor do Evangelho, do qual fizeram uma renovada experiência”, acrescentou. O Papa agradeceu a todos os que tornaram possíveis estes dias e desejou “que este acontecimento eclesial fique gravado na vida dos católicos de Alemanha e seja incentivo para um renovado impulso espiritual e apostólico em seu seio”.

O discurso do pontífice foi muito sincero. “Todos somos conscientes do mal produzido por nossa pátria no século XX, e o reconhecemos com vergonha e dor”, disse. “Mas nestes dias, graças a Deus, se manifestou abundantemente que existia e existe também outra Alemanha, um país de particulares recursos humanos, culturais e espirituais”.

O pontífice regressou à Roma em um avião A321 da companhia de bandeira alemã Lufthansa. Em torno das 21:15 da noite devia aterrissar no aeroporto de Ciampino (Roma). Dali se dirigiu diretamente à residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde continuará os próximos dias de verão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo