Abertura oficial da 20ª Jornada Mundial da Juventude na Alemanha

Três missas campais e festivais de boas-vindas em Colônia, Bonn e Düsseldorf marcaram início da 20ª Jornada Mundial da Juventude, cujo ponto alto será a visita do papa Bento XVI à Alemanha.

Até o meio-dia desta terça-feira (16/08), nuvens escuras pairavam sobre o futuro da Igreja, que o Vaticano vê nos jovens católicos de todo o mundo, agora reunidos na Alemanha. Mas pontualmente, para a abertura da Jornada Mundial da Juventude, o sol voltou a brilhar em Colônia, Bonn e Düsseldorf.

O cardeal Joachim Meisner, arcebispo de Colônia, disse a 50 mil jovens no estádio do clube local que nunca houve um evento semelhante, “nem antes nem depois da chegada do três Reis Magos” à cidade. “Espero que a fé volte a ter um lugar de destaque na sociedade”, acrescentou.

Ao mesmo público, o presidente alemão Horst Köhler pediu mais engajamento pela paz, a justiça e a defesa do meio ambiente. No estádio de Düssedorf, o presidente da Conferência dos Bispos Alemães, cardeal Karl Lehmann, fez um apelo aos jovens para que “ouçam a voz de Deus. A forte participação na Jornada Mundial da Juventude expressa mais do que o desejo de construir uma cultura do amor. Ela tem uma motivação mais profunda”.

No jardim da Universidade de Bonn, o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, bispo Franz Josef Bode, disse a 70 mil jovens que “ninguém deve deixar se desanimar pela rede do terror, do ódio e da perdição”.

As missas e os festivais de abertura já revelaram o caráter da JMJ: a fé como espetáculo. Além de celebrações religiosas, a programação dos próximos dias inclui inúmeros projetos culturais, concertos (de jazz à música clássica e pop), peças de teatro e exposições. Mais de 200 grupos artísticos apresentam-se em mais de 80 palcos de Colônia, Bonn e Düsseldorf.

Segundo os organizadores, um total de 405.118 jovens de 197 países estão inscritos na JMJ. Até o próximo domingo, este número deve subir a 800 mil. A Alemanha participa com 84 mil jovens cadastrados e mais de 20 mil voluntários.

Cerca de 80% dos participantes vêm dos maiores países católicos da Europa, e 9% da América do Norte (24.237 dos EUA e 6845 do Canadá – sede do encontro de 2002). O Brasil tem 4478 inscritos. Juntos, os países da América Latina reúnem mais de 5% dos participantes; a Ásia cerca de 3%; e a Oceania 0,08% (324 inscritos). Cerca de 120 mil chegaram no dia 11 de agosto à Alemanha e participaram de encontros nas dioceses alemãs.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo