Temas do Sínodo

Não basta ter filhos, é preciso educar, diz Dom Damasceno

Cardeal brasileiro comenta o planejamento familiar, um dos assuntos discutidos no Sínodo, e reitera necessidade de métodos éticos ao planejar a vinda dos filhos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Em uma das discussões em grupo do Sínodo dos Bispos nesta segunda-feira, 19, um dos temas debatidos foi o planejamento familiar. O cardeal brasileiro Raymundo Damasceno, que é um dos presidentes delegados da assembleia, comentou o assunto, reafirmando a postura da Igreja de ser contrária a qualquer método abortivo.

O cardeal lembrou que hoje existe uma mentalidade antinatalista, ou seja, contrária ao nascimento dos filhos. Muitos casais, por exemplo, veem os filhos como um problema e não como um presente de Deus.

“Então hoje como viver o matrimônio como comunidade de vida e de amor, que resulte dessa comunidade também os filhos? Como planejar o nascimento dos filhos? A Igreja deixa à responsabilidade dos casais que pelo menos devem ser formandos na sua consciência para que realmente planejem seus filhos dentro da responsabilidade que cabe a eles, aos pais, porque não basta gerar filhos, é preciso também educá-los, evidentemente”.

Leia também
.: Casais dão orientações sobre amor conjugal e planejamento familiar

Dom Damasceno frisou a necessidade de um planejamento familiar, mas ressaltou que é preciso também analisar os meios pelos quais isso será feito. “Não podemos apoiar de forma alguma todo método que for abortivo, por exemplo. Então o casal tem que ser orientado, formar a sua consciência para que planeje sua família não dentro de um espírito egoísta, individualista, pensando só no bem do casal, mas pensando também no bem da sociedade”.

Segundo o cardeal, o planejamento é importante e fundamental, mas deve ser feito com critérios éticos, morais e com uma consciência formada à luz dos ensinamentos da Igreja e da Palavra de Deus. “Não se trata de ter filhos à vontade, mas se trata de tê-los com responsabilidade”.

Leia mais
.: Ao falar de contracepção, Papa defende paternidade responsável
.: Bispo comenta declaração do Papa sobre paternidade responsável

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo