Missa - 52ª Assembleia Geral

Vida é caminhada ao encontro de Deus, diz bispo

Na Missa desta quarta-feira, Dom Luís destacou o exemplo de fé dos santos e como eles mostraram que a vida é uma caminhada ao encontro de Deus

Luana Oliveira
Da redação

Vida é caminhada ao encontro de Deus, diz bispoEm Aparecida (SP), prosseguem os trabalhos da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Nesta quarta-feira, 7, a Santa Missa, que dá início ao antepenúltimo dia da assembleia, foi presidida pelo Arcebispo de Vitória da Conquista (BA), Dom Luís da Silva Gonzaga Pepeu.

Além dos bispos vindos das dioceses de todo o Brasil, o arcebispo destacou os que vieram do Regional Norte III, Bahia e Sergipe, que permaneceram em torno do altar durante a celebração.

Acesse
.: Todas as notícias da 52ª Assembleia da CNBB

Durante a homilia meditada segundo a liturgia do dia, Dom Luís explicou a importância da fé a partir da vivência eucarística com Jesus, o Pão da Palavra de Deus.

O arcebispo recordou o tempo pascal e a Ressurreição de Cristo como centro da nossa fé. “Se caminharmos unidos, o Senhor estará sempre caminhando ao nosso lado.  No Evangelho, Jesus se autorrevela como Pão da Vida: ‘Eu Sou o Pão da Vida, o que vem a mim nunca mais terá fome’. Jesus é o pão da vida, que sacia a fome de quem nele que crê.”

Dom Luís disse ainda que os cristãos devem buscar cumprir a vontade de Jesus: crer que Ele é o Salvador. “Crer e ter fé é uma graça que precisa ser alimentada”, explicou.

O arcebispo fez memória do exemplo que Nossa Senhora e os santos são para os cristãos. “Tanto Maria quanto os santos são exemplos de fé. A nossa vida, como eles mesmos nos mostraram, é uma caminhada ao encontro de Deus.”

No último fim de semana, os bispos deram uma pausa nas atividades propostas na assembleia e viveram um dia de retiro com oração e meditação da Palavra.

Dom Luís recordou que o pregador deste retiro os convidava a meditar sobre o dom da fé, lembrando que os discípulos se tornaram grandes anunciadores da Palavra de Deus ao fazerem essa experiência.

“Como pastores, somos discípulos missionários, chamados a ser verdadeiras testemunhas e instrumentos da paz e do bem”, complementou.

Na conclusão da homilia, o arcebispo falou a respeito do documento sobre a renovação das paróquias, que será elaborado nesta assembleia e ressaltou: “a partir da Eucaristia, somos chamados a viver a prática da caridade e sermos exemplos para as diversas realidades presentes em cada paróquia das quais somos pastores”.

Por fim, Dom Luís pediu que Nossa Senhora Aparecida abençoasse a todos os presentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo