Penúltimo dia da Assembleia

Sem fé não é possível interpretar a Sagrada Escritura, diz bispo

Na Celebração Eucarística desta quinta-feira, 12, os bispos reunidos em Aparecida para a 49º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), rezaram em particular pelo reconhecimento pontifício da Família Esperança, mantenedora das Fazendas da Esperança, como associação internacional de fiéis, lembrando também a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, quatro anos atrás.

Acesse
.: Editoria especial da Assembleia da CNBB

.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr

O ex-presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, recordou que há quatro anos, Bento XVI se reuniu com os bispos latino-americanos e caribenhos pedindo que, guiados na fé, eles pudessem dar um novo ardor missionário para a Igreja.

“A ligação intrínseca entre palavra e fé põe em evidência que a autêntica hermenêutica da Bíblia só pode ser feita na fé eclesial”, destacou Bento XVI, em sua exportação pós-sinodal Verbum Domini.

Assim, Dom Lyrio recordou também as palavras de São Boaventura que dizia que sem a fé não há chave de acesso ao Texto Sagrado.

A segurança para a correta interpretação da Palavra de Deus, ressaltou o bispo, vem da ação do Espírito Santo sobre a Igreja, corpo de Cristo.

“Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, mas todas foram inspirados pelo Espírito de Deus. O Espírito Santo, que anima a vida da Igreja, é o que a torna capaz de interpretar a Sagrada Escritura”, enfatiza Dom Lyrio.

Inspirados pelo exemplo do Apóstolo Filipe, Dom Lyrio deseja que a Igreja tenha um novo impulso missionário. “Acabamos de aprovar nessa Assembleia as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Que o mesmo Espírito arrebate a cada um de nós, pastores da Igreja, para que possamos evangelizar o povo que nos foi confiado”, disse.

Cristo: Pão da Vida

Destacando o Evangelho proclamado na Celebração, o bispo recorda que nele Jesus se apresenta como o Pão da Vida, este Pão da Vida é a Sua carne. Assim, a Eucaristia é apresentada como Sacramento visível da fé em Jesus Cristo.

“Na Eucaristia, Jesus não dá alguma coisa, mas dá a Si mesmo, entrega Seu corpo e entrega Seu sangue, desse modo, dá a totalidade da Sua vida. Ele é o Filho Eterno que o Pai entregou por nós”, salienta o ex-presidente da CNBB.

Por meio da força desse Pão, Dom Lyrio acredita que a Igreja no Brasil poderá levar a diante a obra que o Deus a confiou. “Que as diretrizes que aprovamos possam provocar na Igreja novo ardor e nosso discipulado”, concluiu.

Assista a homilia na íntegra

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo