Mudança no episcopado

São João da Boa Vista (SP) acolhe novo bispo

Dom Antônio Emílio Vilar assume governo pastoral, substituindo Dom David Dias Pimentel

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Dom Antônio Emílio Vilar / Foto: Diocese de São Luiz de Cáceres

Dom Antônio Emílio Vilar / Foto: Diocese de São Luiz de Cáceres

A diocese de São João da Boa Vista (SP) tem um novo bispo nomeado pelo Papa Francisco: Dom Antônio Emílio Vilar. A alteração no episcopado foi comunicada pelo Vaticano nesta quarta-feira, 28.

Até então, Dom Vilar era bispo de São Luiz de Cáceres, no estado de Mato Grosso, e agora assumirá a nova diocese substituindo Dom David Dias Pimentel, que teve sua renúncia aceita pelo Papa.

Dom Antônio Emílio nasceu em 14 de novembro de 1957 em Guardinha, na diocese de Guaxupé (MG). Estudou filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena e Teologia na Pontifícia Universidade de Roma. Fez a profissão religiosa na Sociedade Salesiana de São João Bosco em 31 de janeiro de 1976 e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986.

No âmbito de sua congregação religiosa, exerceu diversos cargos, como coordenador de estudos e formador de seminário, diretor de comunidade, professor e pároco. Já foi juiz do Tribunal Interdiocesano de Aparecida e membro do Conselho Presbiteral da diocese de São Carlos.

Em 23 de julho de 2008 foi nomeado bispo de São Luiz de Cáceres e recebeu a ordenação episcopal em 27 de setembro do mesmo ano. Atualmente, Dom Vilar é vice-presidente da Conferência Episcopal Regional Oeste 2 e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.

ASSISTA:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo