Estudos e reflexões

Santuário Nacional comemora 30 anos da Academia Marial

Completando 30 anos, a Academia Marial de Aparecida foi criada com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre Nossa Senhora

Monique Coutinho
Da Redação

academia_marial_logo

Logotipo da Academia Marial de Aparecida

Nesta quinta-feira, 16, a Academia Marial do Santuário Nacional de Aparecida comemora 30 anos de fundação. Criada com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre Nossa Senhora, ela é constituída por um centro de estudos, reflexões e pesquisas da teologia mariana e da devoção do povo à Santa mãe de Deus.

Hoje, a academia é o único centro de estudos mariano no Brasil e conta com mais de 400 associados, incluindo devotos de Nossa Senhora e pessoas que se dedicam a pesquisas e estudos sobre ela.

O Centro Marial promove dois eventos anuais: a Assembleia da Academia Marial e o Congresso Mariológico, que este ano acontecerá de 10 a 13 de setembro e tem como tema “Iconografia de Aparecida”. O diretor da Academia Marial, padre Valdivino Guimarães, explica que o congresso não é fechado para os associados e que todos podem participar.

padre valdivino

Diretor da Academia Marial do Santuário de Aparecida, padre Valdivino Guimarães / Fonte: Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional

“O congresso não é fechado só para associados, então por meio dele e também por meio da Assembleia da Academia Marial nós acabamos promovendo estudos e pesquisas não só para publicar em revistas e livros, mas para ali ficar com os associados, e para aqueles que vêm participar do congresso.”

30 anos de academia

Desde o início deste ano, foi pensada uma programação diferente justamente para comemorar esses 30 anos da Academia Marial. No mês de maio, por exemplo, o centro promoveu uma pequena exposição de arte mariana, e em junho houve a celebração da festa de São José de Anchieta, considerado o patrono do centro.

“No mês de maio também promovemos uma pequena exposição de imagens de Nossa Senhora aqui no Santuário Nacional, e em junho nós tivemos uma Celebração Eucarística por ocasião da festa de São José de Anchieta, que é o patrono da Academia Marial, por ter sido o primeiro mariólogo brasileiro”, diz padre Valdivino.

Para 16 de julho, dia que se comemora as três décadas da Academia, haverá a celebração da Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida, para a qual todos são convidados a participar, tanto sócios, como leigos e romeiros.

Evolução da Academia

O centro marial evoluiu muito nesses 30 anos, tanto na quantidade de associados, quanto na forma de divulgação dos conteúdos estudados. “Há 30 anos, nós não tínhamos a disposição da academia, por exemplo, na internet. Então, a partir do momento que a academia tem à sua disposição um site, se torna grandioso o nosso trabalho, porque os associados produzem materiais sobre Nossa Senhora e os publicam”, explica o padre.

A academia contribui muito com a reflexão sobre Maria na Igreja do Brasil, publicando artigos para revistas, jornais e também web. Ela não é voltada apenas para estudiosos, mas também para todo o povo, para que possam conhecer e se aprofundar ainda mais sobre a Santa mãe de Deus. “A academia tem essa missão, de bendizer Nossa Senhora e seu maior objetivo é fazer o povo entender o papel dela na vida da Igreja e na vida do cristão”, afirma.

Ao concluir, o padre Valdivino observa a importância da academia na vida dos associados e também o zelo da parte de todos aqueles envolvidos com ela.

“Eles tem uma grande preocupação (…) Os associados são pessoas extremamente afinadas com Nossa Senhora, são devotas, mas também são pessoas que pesquisam, que escrevem, que compõe canções, que pintam uma tela sobre Nossa Senhora. A academia se torna como que a pupila dos olhos do Santuário Nacional”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo